Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Judô: rondonenses conquistam medalhas nos JEP’S; árbitra fará exame nacional

Postado em: 10/07/2013

Ayessa Teixeira (esq.) representou o Colégio Rui Barbosa e foi um dos grandes destaques da modalidade de Judô.

Duas atletas de Marechal Rondon conquistaram medalhas na Fase Final dos 60º Jogos Escolares do Paraná, Divisão B (12 a 14 anos), realizado em Guarapuava entre 28 de junho e 6 de julho.

Ayessa Sabardelotto Teixeira representou o Colégio Luterano Rui Barbosa e foi um dos grandes destaques da modalidade de Judô. A atleta rondonense de apenas 12 anos de idade, competiu com uma pequena lesão em seu tornozelo, porém incômoda. Mesmo assim, mostrando uma superação e uma garra acima da média foi vencendo uma a uma suas rivais até conquistar a medalha de ouro na categoria Meio leve (menos de 44 kg), carimbando assim o seu passaporte para as Olimpíadas Escolares Nacionais que será realizada em Natal (RN).

Ayessa ainda foi eleita pelos árbitros e técnicos e premiada como atleta destaque da modalidade de Judô. Também foi indicada para concorrer ao prêmio “Orgulho Paranaense” promovido pelo Governo do Estado do Paraná através da Secretaria Estadual de Esportes/ Paraná Esportes.

Edilson Hobold, responsável pelo judô rondonense, ressaltou que Ayessa iniciou neste ano uma fase fantástica em sua carreira de judoca. Participou de quatro grandes competições, sendo campeã da Seletiva Paranaense Sub-13 em Curitiba, 3º lugar no Campeonato Brasileiro da Região V em Porto Alegre (RS), vice-campeã Paranaense Sub-13 em Guarapuava e agora campeã da Fase Final dos JEP´s – Divisão B, também em Guarapuava.

Outra atleta que faturou medalha nos JEP’S foi Clara Franzmann Teixeira, que representou o Colégio Estadual A. M. Ceretta. Clara disputou uma das categorias mais difíceis da competição, a Pesado (mais de 64 kg), mas mostrou muita competência vencendo suas adversárias e perdendo apenas uma luta, na semifinal, conquistando assim a medalha de bronze.

O próximo compromisso da atleta é no mês de agosto, quando disputará em Toledo, o Campeonato Paranaense Sub-15, que valerá vaga para a fase final do Campeonato Brasileiro de Judô que será realizado em Porto Velho (RO), no mês de setembro. A diretora do Colégio Ceretta, Roselita Beatriz Laismann Lang, parabeniza a aluna Clara pela brilhante conquista.

As atletas Ayessa e Clara praticam judô na Associação Fujiyama de Marechal Rondon e contam com o apoio do Colégio Rui Barbosa, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Unioeste.

 

Exame nacional de arbitragem

A Confederação Brasileira de Judô - CBJ e a Federação Mineira de Judô - FMJ, realizarão o Exame Nacional de Arbitragem, durante a Copa Minas Tênis Clube em Belo Horizonte, nos dias 13 e 14 de julho, no ginásio do clube da capital mineira. Serão realizados exames de promoção aos níveis Nacional C e Nacional B.

Os responsáveis pela avaliação serão os Árbitros FIJ A: José Pereira (RJ), Edilson Hobold (PR) e Aloísio Short (BA).

Nove árbitros paranaenses foram indicados pelo Conselho Estadual de Arbitragem da Federação Paranaense de Judô - CEA/FPrJ e estarão participando deste exame.

Os candidatos à NACIONAL C são: Augusto Semprebom (Ibiporã), Gabriela Simone Harnisch (Marechal Cândido Rondon), Haryethy Glaziely de Souza (Londrina), Tullius Dallagassa (Curitiba) e Takahiro Fujisaki (Maringá).

Os candidatos à NACIONAL B são: Diogo Sposito Schiavon (Maringá), Luiz Roberto Ribas (Ponta Grossa), Rafel Marcon de Brito (Curitiba) e Suellen Senna (Curitiba).   

Gabriela é Faixa Preta 1º Dan, oriunda do Projeto Futuro do Judô: iniciação e alto nível através do esporte social, realizado pela Associação Fujiyama de Judô em parceria com o Curso de Educação Física da Unioeste, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Colégio Rui Barbosa.

Ela também possui graduação em Educação Física pela Unioeste e atualmente está cursando Mestrado em Educação Física Adaptada na Unicamp, em Campinas (SP). Recentemente ela teve a oportunidade de arbitrar o Grand Prix Infraero Internacional, para deficientes visuais, que foi realizado em São Paulo.

Edilson Hobold, responsável pelo judô rondonense, enfatiza que Gabriela tem mostrado conhecimento e segurança e isto é indispensável para uma arbitragem de qualidade. “Acredito que ela tenha um futuro bem promissor nesta área”, finaliza o professor.

 

colaboração Edilson Hobold

 
Mais notícias
Seco brilha nos pênaltis e coloca Good Beer na final do Municipal de Futsal; Domus goleia e vai lutar pelo bi
Postado em: 09/10/2024 :: Duas partidas com cenários distintos marcaram nesta terça-feira (08), no ginásio Ney Braga, as semifinais do Campeonato Municipal de Futsal 2024, organizado pela Secretaria de Esp...
Neguinho e Deotti decidem, e decisão do Municipal Veterano será entre Edson PY Lavacar e Galera do Zanella
Postado em: 08/10/2024 :: Dois jogos muito equilibrados e de alto nível técnico, demonstrando mais uma vez a qualidade do futebol amador rondonense, definiram nesta segunda-feira (07), no estádio Valdir Sc...
3º Cumbuca das Amigas do Beach arrecada brinquedos para crianças rondonenses
Postado em: 08/10/2024 :: Com a participação de 48 atletas, além de amigos, familiares, convidados e apoiadores, foi realizado na última sexta-feira (04), nas quadras da Associação Atl...
Rui Barbosa vence em três categorias na Copa Karl Schmidt
Postado em: 08/10/2024 :: Quatro partidas movimentaram nesta segunda-feira (07), no ginásio do Colégio Rui Barbosa, a fase de classificação da 3ª Copa Karl Schmidt de Futsal, competiç&at...
Rondonenses "abraçam" corrida fora do asfalto e se tornam ultramaratonistas
Postado em: 07/10/2024 :: A corrida de rua está bastante em alta. Mas, você já ouviu falar do trail running, uma modalidade de corrida que vai além do asfalto e do concreto, levando os corredores a e...