Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Richa destaca Política de Esporte do Paraná em Congresso Brasileiro de Clubes

Postado em: 28/12/2016

O governador Beto Richa participou no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu, da abertura do Congresso Brasileiro de Clubes. Foto: Fernando Alves/AE

O governador Beto Richa participou no dia 16 de dezembro, em Foz do Iguaçu, da abertura do Congresso Brasileiro de Clubes, o mais importante evento nacional do segmento, que nesta edição reúne cerca de 700 pessoas ligadas a clubes esportivos e recreativos. O congresso é promovido há mais de 20 anos pela Federação Nacional dos Clubes do Brasil (Fenaclubes).

Na sua saudação, o governador lembrou a tragédia da Chapecoense, citou o apoio às famílias das vítimas e a homenagem dos colombianos torcedores do Atlético Nacional. “Com sua solidariedade, o povo colombiano nos recordou que o futebol não tem fronteiras. O esporte não conhece fronteiras”, disse Richa no evento, que tem como anfitriões os presidentes da Fenaclubes, Arialdo Boscolo, e da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), Jair Alfredo Pereira.

Acredito no papel fundamental dos clubes como fator de agregação da sociedade, como polo de aglutinação de valores vinculados à nossa identidade social e à prática de atividades saudáveis. Acredito profundamente na força do esporte”, afirmou o governador, revelando que ele próprio pratica exercícios físicos diariamente.

“Recomendo fortemente que as pessoas se exercitem, não apenas para manter a forma física, que também é essencial para a nossa saúde, mas, sobretudo, para manter a sanidade mental, conservar o espírito leve, ficar de bem com a vida, com a família e com os amigos”, disse.

VALORIZAR - Ele lembrou que seu governo criou a Secretaria Estadual do Esporte. “Desde a primeira gestão decidimos valorizar o esporte como ele efetivamente merece, precisávamos romper com os padrões tradicionais das antigas políticas oficiais e dar ao esporte o lugar que ele realmente deve ter na vida das pessoas”, afirmou o governador. “Isso significa não apenas criar mais uma secretaria de Estado, mas também abrir o debate com os atletas, os professores, os municípios, as universidades, as escolas, as federações e os clubes para definir as ações e as políticas para o setor”, contou.

Essa política, explicou Richa, foi executada com o programa Paraná Mais Esporte, desenvolvido em parceria com as prefeituras. Antes de fixar as diretrizes do programa, foram realizadas audiências públicas em todo o Estado para ouvir as pessoas que estão mais diretamente envolvidas com o esporte.

“Este conjunto de ações deverá pautar os próximos dez anos. Cada cidade ou região tem uma prática de esporte diferente. Com o ‘Paraná Mais Esporte’ foi possível identificar para orientar nossa atuação e desenvolver a prática em todo o estado”, argumentou o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabricio. 

LINHAS MESTRAS – O governador explicou que a política do Governo do Estado para o esporte tem duas linhas mestras: primeiro, democratizar a prática de exercícios físicos, possibilitar que crianças, adolescentes, idosos e deficientes, especialmente aqueles que estão nas periferias das grandes cidades e lá nos pequenos municípios, tenham acesso a espaços e a equipamentos desportivos (bolas, redes, raquetes), distribuídos gratuitamente nos municípios.

ALTO RENDIMENTO – A segunda linha fundamental da política para o setor diz respeito ao esporte de alto rendimento. O governador explicou que isto é concretizado por meio do programa o Talento Olímpico do Paraná (TOP) , pelo qual atletas e treinadores com potencial olímpico e paralímpico são incentivados com bolsas pagas pelo Estado.

“É o maior programa de estímulo ao esporte já criado aqui no Paraná: quase seis mil bolsas já foram distribuídas desde a sua criação, no início do nosso governo, e hoje 1.600 atletas e técnicos são bolsistas do TOP”, informou.

Richa ressaltou que a delegação paranaense nos Jogos Olímpicos e paraolímpicos do Rio tinha 34 atletas e treinadores patrocinados pelo TOP, e eles voltaram com medalhas conquistadas em diferentes modalidades.

“Mais de R$ 20 milhões já foram investidos no Talento Olímpico, graças aos recursos da Copel e da Sanepar. Apesar da crise que assola os estados, nós mantivemos os investimentos no esporte e vamos continuar aplicando os recursos do Estado no desenvolvimento de atletas e na democratização da atividade esportiva”, afirmou.

FORMAR ATLETAS - O presidente do Sindicato dos Clubes do Paraná (Sindiclubes), Ali Tarbine, elogiou a proposta do Governo do Estado em fomentar o esporte e investir nas categorias de base.

“Sabemos como é difícil hoje formar os atletas, que começam a se destacar ainda crianças, nas principalmente nas categorias de base dos clubes”, explicou. “O Paraná conta com programas de excelência de apoio ao esporte, como o TOP. Isso ajuda os clubes do Estado a desenvolver uma nova geração de atletas”, disse Tarbine.

NOTA PARANÁ – O governador também citou o Nota Paraná, programa da Secretaria da Fazenda que estimula as pessoas a pedir a nota fiscal na hora da compra, para combater a sonegação e conscientizar o contribuinte. Recentemente, o Nota Paraná passou a incluir instituições sociais como beneficiárias do programa.

“Muitas entidades já foram beneficiadas com recursos do Nota Paraná, e agora eu soube que vários clubes também se cadastraram no programa para ter acesso aos benefícios. É uma oportunidade interessante, e quem sabe seja o início de uma nova parceria entre o governo do Estado e os clubes paranaenses em proveito do esporte e dos nossos cidadãos”, finalizou. O secretário Douglas Fabrício lembra que a área esportiva é a segunda que mais se beneficiou do Nota Paraná. “Quando o programa foi criado pelo governador Beto Richa as pessoas foram incentivadas a pedir nota fiscal. Depois, quando foi proposta a transferência de parte desse valor para instituições sem fins lucrativos, entidades organizadas passaram a se dedicar e se beneficiar do programa", disse.

GESTÃO E INFORMAÇÃO – O encontro é promovido pela Fenaclubes, com apoio da Confederação Brasileira de Clubes e do Sindiclubes. Gestão e modernização das entidades, troca de informações e os interesses destas entidades estiveram na pauta dos trabalhos, que incluem palestra e debate sobre um projeto de unificação da legislação nacional do setor.

O presidente do Sindiclubes afirmou que esta foi a primeira vez que um governador participou do congresso. “Isso valoriza ainda mais este encontro, que busca melhorar, a cada dia, os clubes brasileiros”, completou.

esporte.pr.gov.br

 
Mais notícias
Municipal de Futsal conhece as oito equipes que seguem na briga pelo título
Postado em: 27/09/2024 :: Entre os dias 23 e 26 de setembro, o ginásio Ney Braga recebeu os duelos válidos pela fase oitavas de final do Campeonato Municipal de Futsal 2024, organizado pela Secretaria de Esportes...
Linha Baixada vence AABB em duelo pela liderança no Municipal de Futebol Suíço Máster; confrontos
Postado em: 26/09/2024 :: Três partidas fecharam nesta quarta-feira (25), no campo do Clube Lira, a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Máster (50+), organizado pela Secretaria de E...
Quartas de final do Municipal de Futebol Suíço Veterano tem duelos definidos
Postado em: 25/09/2024 :: Quatro partidas encerraram na última segunda-feira (23) a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Veterano 2024, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de ...
AACC conquista vitórias expressivas na Copa Italianinha
Postado em: 24/09/2024 :: Pela primeira vez jogando em casa, as equipes das categorias de base feminina da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon conquistaram vitórias expressivas na Copa Italianinha de Futsal, co...
Bike Center e Conecta Oeste vão decidir o Futebol Suíço Sicredi/ Multifestas
Postado em: 24/09/2024 :: Foram disputadas no último sábado (21), no estádio Mangold Hansen, as semifinais do  5º Campeonato de Futebol Suíço Sicredi/ Multifestas, organizado pelo E...