Duas partidas muito movimentadas definiram nesta quinta-feira (05/06), no ginásio Bragadinho, em Pato Bragado, os finalistas do 38º Troféu Difusora/ Copagril de Futsal.
Na primeira semifinal, a Cataratas Empreendimentos/ Jaclani Esportes/ Laborde Tintas venceu Santa Helena por 7 a 3 e manteve o sonho de conquistar o bicampeonato. Com a quadra muita escorregadia devido à umidade, os atletas não conseguiam demonstrar tudo o que sabem. Mesmo assim, a primeira etapa foi dominada pelos rondonenses, que abriram uma vantagem de quatro gols. O primeiro saiu através de Rafa Kerber, aos 10’, em chute rasteiro de longa distância. Logo em seguida, Edson tirou com a mão em cima da linha e impediu o gol de Maicon Schaffer. Ao ser expulso, o atleta de Santa Helena tentou agredir o árbitro Dirceu Comin e teve que ser contido. No pênalti, o goleiro Maico defendeu a cobrança de Rafa Kerber. Mas o segundo gol veio aos 15’. Após Sidnei perder o gol na cara de Baiano, na reposição rápida Rafa Kerber passou para Maicon Schaffer bater firme e ampliar. Aos 17’, Osmarzinho recebeu na direita, parou na defesa parcial de Maico, mas acreditou no lance e ganhou a dividida com Gabriel para anotar o terceiro. Aos 19’, em outro contra-ataque, Rafa desta vez serviu Amarelinho: 4 a 0
Após o intervalo, Santa Helena voltou com outra postura e criava várias chances, mas parava na boa atuação do goleiro Baiano. De tanto insistir, os santa-helenenses finalmente descontaram aos 7’, com Adauto que desviou chute do goleiro Maico. Aos 9’, após boa troca de passes de toda a equipe, Adauto recebeu na direita e bateu cruzado para fazer o segundo. A esperança de buscar o empate heróico acabou aos 13’, quando mais uma vez Rafa Kerber puxou contra-ataque e serviu Amarelinho, que driblou o goleiro e fez o quinto da Cataratas. Em jogada que parecia replay, 30 segundos depois o pivô rondonense fez mais um: 6 a 2. Aos 18’, Santa Helena descontou outra vez com em linda jogada de Gabriel, tocando na saída de Baiano. Para fechar, a 40 segundos do fim, o artilheiro Amarelinho recebeu na área, tirou dois marcadores do lance e fez seu quarto no jogo, o 16º na competição.
O adversário da Cataratas na decisão será Nova Santa Rosa Futsal/ Frigorosa/ Construluz/ Opçãonet, que não se importou com a pressão da torcida local e calou o ginásio Bragadinho com a vitória por 5 a 3. Após o pivô Diego, de Santa Rosa, acertar a trave no primeiro minuto, foi Pato Bragado quem saiu na frente, no vacilo de Rafael Frank, que virou as costas para o lance na jogada de lateral e deixou Biro sozinho na marca do pênalti para abrir o marcador aos 6’. O segundo veio aos 12’, com Maico, que ficou com a sobra após confusão na área e ampliou. Mas 20 segundos depois, Santa Rosa descontou com Rafinha Soares, que recebeu ótimo passe de Ricardo e tocou na saída de Tio Nico. O empate veio aos 15’, com Rafinha Silva, desviando de cabeça o lançamento com a mão de Ângelo e encobrindo o arqueiro bragadense. Ainda no primeiro tempo, aos 18’, Rafinha Soares aproveitou passe cruzado de Fofão e bateu firme. A bola desviou na defesa e matou Tio Nico.
No segundo tempo os donos da casa vieram dispostos e fazer valer o mando de quadra, e conseguiram empatar aos 3’, depois que Fofão derrubou Biro na área. Chico cobrou o pênalti e deixou tudo igual. Sabendo segurar o ímpeto adversária, Santa Rosa voltou a ficar em vantagem em um lance de sorte. Aos 5’, Rafinha Soares cobrou lateral, a bola bateu em Dido e entrou. A arbitragem assinalou gol contra do bragadense. Aos 13’, Rafinha Soares cobrou mais um lateral, mas desta vez para Rafinha Silva chutar forte no alto e surpreender Tio Nico: 5 a 3. Se a situação estava muito difícil para Pato Bragado, ficou ainda pior depois que Biro puxou a camisa de Tatu e recebeu o segundo amarelo aos 15’. Depois disso, Santa Rosa só precisou administrar a vantagem para garantir sua volta à decisão do Troféu Difusora/ Copagril de Futsal.
As finais entre Cataratas Empreendimentos/ Jaclani Esportes/ Laborde Tintas e Nova Santa Rosa Futsal/ Frigorosa/ Construluz/ Opçãonet deverão acontecer nos dias 10 e 13 de junho. Na 1ª rodada da 1ª fase, os finalistas se enfrentaram no Ney Braga, com goleada dos rondonense por 9 a 1. O campeão levará para casa R$ 4 mil. O vice fica com R$ 2 mil.
Confira a programação das finais: