Mais uma reunião de organização do 1º Festival de Eco Turismo de Porto Mendes aconteceu nesta quinta-feira (22/08), no auditório da Acimacar. O evento, programado para acontecer no período de 15 a 17 de novembro, pretende reunir uma variedade grande de atrações esportivas, de lazer e culturais para marcar a abertura da temporada de verão 2013/14.
No encontro desta quinta-feira foram reunidos representantes dos diversos segmentos que pretendem ser incluídos como parceiros do Festival. Também estiveram presentes vários secretários municipais da administração rondonense, diretores da Acimacar e dos Núcleos Setoriais.
O presidente da Acimacar, Josué Maioli, fez a abertura da reunião e falou dos objetivos do encontro, enfatizando que o propósito é a realização de um grande evento para despertar o interesse da mídia nacional para divulgar o potencial turístico de Marechal Cândido Rondon. Em seguida, o presidente da Comissão Central Organizadora do 1º Festival de Eco Turismo, Cláudio Koehler, apresentou o projeto, que visa, além de promover os potenciais turísticos do município, incentivar o esporte e o lazer, divulgar as manifestações culturais, valorizar as riquezas naturais e enriquecer a temporada de verão em Porto Mendes.
Atrações
O 1º Festival de Eco Turismo pretende reunir num final de semana, em Porto Mendes, várias demonstrações de atividades que são regularmente praticadas por rondonenses. Entre elas estão demonstrações de jipeiros, trilheiros, motociclistas, tirolesa, arborismo, acampamento escoteiro, cavalgada, paraquedismo, passeios náuticos, jetsky, canoagem,superjump,caminhada ecológica, ciclismo, torneios esportivos relâmpago, pesca, aeromodelismo, passeios de helicóptero, gincanas, entre outras atrações que estão sendo trabalhadas.
Além das atividades de esporte e lazer, o Festival de Eco Turismo também prevê atrações culturais, exposição de artesanato, mostra do potencial turístico do município, e também a valorização da gastronomia. Neste aspecto a intenção é assar um boi no rolete sobre um restaurante flutuante, em pleno Lago de Itaipu.
Conforme Claudio Koehler, a partir da sensibilização feita na reunião desta quinta-feira, os grupos irão se manifestar até a próxima quarta-feira (28/08). A partir de então será definida a programação oficial e se buscarão novos parceiros para o evento. O propósito é que cada grupo organize as atividades que pretende desenvolver durante o Festival.
Estrutura
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, destacou que já estão sendo tomadas as providências no sentido de adequar a estrutura do Parque de Lazer e Turismo de Porto Mendes para receber o Festival. A partir da definição de quais grupos irão participar da programação será delimitada a área para cada segmento fazer a sua exposição e demonstrações durante o evento.
A expectativa dos organizadores é que circulem em Porto Mendes, nos três dias de evento, entre 15 e 20 mil pessoas. “Será a oportunidade para despertar o interesse e a curiosidade dos visitantes para o que temos a oferecer em termos turísticos em Marechal Cândido Rondon e ao mesmo tempo vamos incrementar a temporada de verão em Porto Mendes”, frisou o secretário.
assessoria Prefeitura de Marechal Rondon
foto: Ademir Herrmann