No dia 23 de julho de 1993, em uma das salas do Colégio Rui Barbosa, foi realizada a primeira eleição e com isso a fundação da Associação de Judô Fujiyama de Marechal Cândido Rondon.
Nestes 20 anos muitas foram as conquistas, inúmeros medalhistas regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Desde sua fundação a Associação Fujiyama é filiada à Federação Paranaense de Judô e licenciada pela Confederação Brasileira de Judô.
Estima-se que nestes 20 anos a Associação já atendeu mais de três mil rondonenses através de suas atividades desenvolvidas na UNIOESTE, no Colégio Rui Barbosa, no SESC e no CEMIC.
Desde a sua Fundação a Associação formou 20 faixas pretas: Vitor Cesar Moreira; Erasmo Santos Melo; Adriano Alberto Bertoldi Schaedler; Ademir Rickli Junior; Gustavo Chaves Brandão; Daniel Nunes Gomes, Irineu Roberto Schmidtke; Willian Thiago Hübner; Antônio Josimar Silvério Sluzarczuk; Jorge Henrique Waterkemper de Andrade; Karen Cinara Gerhardt da Silva; Karine Ciara Gerhardt da Silva; José Gimenez Junior; Willian Souza Gimenez; Jean Carlo Arndt; Anne Caroline Duarte; Gabriela Simone Harnisch; Jorge Alan Glass; Renato Antenor Assunção de Oliveira e Gustavo Alexandre Blank. A grande maioria destes faixas pretas continuam trabalhando ativamente com o judô em outras cidades de nossa região e país.
Demonstrando uma preocupação com a questão social de nosso município, a Associação de Judô Fujiyama em parceria com o Curso de Educação Física da UNIOESTE desenvolveu em 1998 o Projeto de Extensão intitulado “Futuro do Judô: iniciação e alto nível através do esporte social”. Este é o projeto de extensão mais antigo da UNIOESTE e ainda continua em funcionamento. Ele tem como objetivo oferecer aulas de judô gratuitamente para crianças, adolescentes e jovens do município de Marechal Rondon que não possuam condições financeiras para frequentar academias particulares. Participam deste projeto, escolas públicas que indicam um total de 120 alunos por ano na faixa etária de 09 a 15 anos. Neste projeto são desenvolvidas aulas teórico-práticas abordando conteúdos técnicos e filosóficos do judô, bem como outros conteúdos considerados relevantes para a formação do ser humano como, por exemplo, higiene, saúde, educação, disciplina e cidadania.
A partir do ano 2003 somou-se como parceiro neste projeto o Colégio Rui Barbosa, que ofereceu diversas bolsas de estudo para alunos do projeto e disponibilizou local para treinamento das equipes de alto nível. Outra parceria importante também iniciada em 2003 e que perdura até hoje foi efetivada com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Marechal Rondon, que vem desde então oportunizando auxílios financeiros para que estas crianças e adolescentes participem de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Presença ilustre
Nos dias 14 e 15 de setembro de 2013 será realizado no Ginásio de Esportes Ney Braga, o “Torneio Paranaense Oeste/ Copa Fujiyama 20 anos”. Neste evento teremos a honra de contar com a presença do medalhista olímpico de judô, em Londres 2012, Rafael Silva. Toda a comunidade rondonense está convidada para este grandioso evento.
A Associação de Judô Fujiyama de Marechal Cândido Rondon destaca que, nestes 20 anos, o que mais marcou o judô rondonense não foram as conquistas e as medalhas, mas sim a contribuição educacional e disciplinar que esta modalidade deu e certamente ainda dará para todos aqueles que pisarem em um tatami (local de prática do judô). Este certamente é o maior legado que podemos deixar para a nossa sociedade para que ela se torne cada vez mais humana e mais justa.
colaboração Edílson Hobold