TFC x Botafogo
Podemos tirar algumas conclusões do confronto de domingo (01/04) envolvendo o Terça Futebol Clube e a SER Botafogo pela abertura do Campeonato Municipal. A primeira é que as duas equipes estiveram abaixo do que realmente podem produzir durante o certame. E o que ocasionou isso? Principalmente por que o professor Mico apresentou-se para o jogo com um propósito, o de não perder, pois isso poderia custar muito caro para seu grupo. Então os donos da casa vieram com um esquema tático bem fechado (4–5-1). Dois zagueiros de área, dois laterais, dois volantes e três meias (Ivan, Bolha e Thiaguinho) e somente o atacante Carrapicho isolado na frente. Isso dificultou imensamente as coisas para o Botafogo, haja vista, que este entrou com três zagueiros (Jayson, Antonio e Maionese) que se tornaram obsoletos com a distribuição do adversário em campo. Foi um jogo travado, feio de assistir, TFC não corria risco algum e ainda incomodava em contra-ataques esporádicos. A vitória foi justa (1 x 0), mas o jogo foi sonolento.
AABB x Nacional
Com certeza foi o placar (1 x 2) mais surpreendente da rodada, mesmo tendo o Nacional feito um excelente Torneio Inicio, no entanto, o confronto era na casa do adversário, erradamente, diga-se de passagem. Pois os mandantes da primeira rodada deveriam ser os quatro semifinalistas do Torneio Inicio (Botafogo, Nacional, TFC e Corinthians), já que devem promover quatro partidas em casa. Alheio a tudo isso, o Alvi-celeste da Linha Guará foi lá e impôs a primeira derrota ao time comandado pelo técnico Toninho. Os outros resultados foram: Novo Horizonte 1 x 1 Corinthians e ACJC 1 x 3 São Remo.
Expectativa da Copa Colônia
Tendo como parâmetro a classificação feita pelo ilustre professor Edvaldo Souza, onde ele separou os participantes em ‘primos ricos’ e ‘primos pobres’, podemos constatar uma coisa, que o Esporte Clube Nacional já está credenciado ao primeiro grupo, pois mostrou dentro de campo que não é um simples participante, apesar de ser a primeira vez que participa da competição. Disso decorrem algumas mudanças iniciais, vejamos: AABB, Botafogo, Corinthians, TFC e agora Nacional. Ficando então ACJC, Novo Horizonte e São Remo, apenas três no segundo grupo. Mas e se um, ou dois, ou mesmo as três equipes, que por sinal possuem bons times, forem bem no campeonato? Necessariamente trocará de posição com aqueles que teoricamente seriam os candidatos às vagas na segunda fase. Hoje essa troca ameaça AABB e Botafogo. Compreendemos que ainda é muito cedo para tal comparação, mas que essa possibilidade existe ninguém pode negar.
Palpites para os jogos de hoje da Libertadores: Internacional 0 x 1 Santos. Emelec 2 x 0 Flamengo. Abraço a todos e Boa Páscoa!
Autor: Mário Kennedi Ferrari