Cerca de 100 atletas participaram no sábado (05/11) da 6ª etapa da Costa Oeste de Ginástica Rítmica. Destas, cerca de 30 foram envolvidas no Torneio Torneio Elizabeth Lafranchi, que tão teve finalidade competitiva, mas sim de apresentar resultados dos trabalhos que vem sendo realizados com alunas de iniciação da modalidade, especialmente as participantes do Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) com o apoio de prefeituras e iniciativa privada. Estiveram se apresentando no Ginásio de Esportes Ardomar Somensi, atletas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Corbélia e Palotina.
Conforme a coordenadora técnica da competição, Adelina Magedanz, a competição é muito importante para todas as categorias de atletas. Enquanto para as atletas de rendimento servem de treinamento e preparação para outras competições, inclusive nacionais e internacionais, para iniciantes e demais atletas é importante o contato para terem estímulo a melhorar sempre e seguirem no esporte, além de promover a integração.
Adelina informa que atletas de Toledo não competiram na Copa Oeste, participaram do torneio de iniciação e tiveram uma participação especial com apresentação dos conjuntos adulto e juvenil, que se prepararam para o Campeonato Brasileiro de Conjuntos, que acontece nos próximos dias em Belém (PA). O conjunto adulto também vai representar Toledo nos Jogos Abertos do Paraná, que inicia sexta-feira (11) e segue até 20 de novembro.
A Copa Oeste também serviu, ainda, como preparação para as ginastas do nível II, que disputarão o Campeonato Paranaense de Estreantes, de 25 a 27 de novembro, em Cascavel.
Resultados
Na categoria estreantes pré-infantil mãos livres, o pódium contou com Luana Griza (Palotina), Samara Sinil (Cascavel) e Natiele Oliveira (MCR), em passagem com Ana Carolina Lopes, em 1º, 2º e 3º lugar respectivamente. Já no conjunto pré-infantil estreantes mãos livres as três equipes de Cascavel ocuparam o pódium. Na categorias Jogos da Juventude mãos livres, as rondonenses Carine Walter, Letícia e Tainá Stein ficaram com os três primeiros lugares, respectivamente. As não federadas pré-infantil em aparelho e arco teve como ganhadoras Amanda Piveta (Palotina) em 1º e as cascavelenses Angélica e Júlia no 2º e 3º, respectivamente.
Por sua vez, na categoria infantil mãos livres as ganhadoras foram as palotinenses Ana Carolina Boca Santa e Sabrina Paludo nos dois primeiros lugares. Na categoria Jogos Abertos venceram as cascavelenses Maíra Yamaguchi, Keila, Mariana Gomes e Gislaine Luch.
colaboração SESI