A fim de oportunizar e promover o esporte e lazer nas comunidades e distritos de Marechal Cândido Rondon, incentivando os programas sócios educativos e esportivos, a Secretaria de Esporte e Lazer vem implantando diversos projetos e programas voltados à qualidade de vida no município. Relatório apresentado no Programa Boas Notícias, realizado nesta quinta-feira (27/10), confirmam o significativo trabalho feito pela pasta, segundo afirma o secretário, Roberto Braatz. “No ano de 2009 foram atendidas 1.463 crianças por semana, nas mais diversas modalidades. Em 2010, o atendimento chegou a 1.689 crianças e neste ano o número evoluiu para 1.957 atendimentos semanais”, expõe.
Modalidades
Dentre as modalidades ofertadas aos rondonenses está o basquete. Os treinamentos são realizados pela própria equipe do esporte e acontecem no Colégio Estadual Frentino Sackser, considerado o principal pólo e o mais antigo, no Colégio Estadual Eron Domingues, Ginásio de Esportes Ney Braga, Colégio Estadual Paulo Freire e no Colégio Cristo Rei. Além disso, o trabalho de base está colhendo frutos, segundo afirma Braatz, pois a equipe de basquete rondonense foi vice-campeã na Final do Campeonato Estadual, categoria Sub-12.
“Nosso objetivo é abrir mais duas escolinhas e iniciar novos trabalhos. Vamos realizar atividades com os alunos do Colégio Estadual Maximiliano Ceretta, em parceria com a Unioeste, a fim de usar o espaço físico da Universidade para os treinamentos de basquete. Outro projeto previsto é a iniciação esportiva com alunos da rede municipal de forma recreativa, apresentando o esporte para crianças de 7 a 10 anos. Marechal Rondon é uma das principais cidades do basquete paranaense, pois participa efetivamente das competições e está colocada entre as quatro primeiras em todas a categorias disputadas. Também é uma das únicas cidades do Paraná que possui a sequência do basquetebol, abrangendo a categoria mirim (Sub-12) até o master acima de 40 anos. Atingimos no basquete um total de 236 alunos/atletas”, explica o responsável pela pasta.
Além do basquete, são ofertadas outras modalidades como o bicicross, que atualmente conta com 37 pilotos, e a bocha de carpê com uma equipe de 17 bochófilos, mas já houve a realização do Campeonato Municipal de Areia quando participaram 197 atletas. No ciclismo, a equipe competitiva se destaca a nível regional, estadual, nacional e internacional. De acordo com Braatz, a Secretaria ainda oferece a modalidade de futebol de campo, que conta com 135 atletas, o “Futebol Projeto Alma”, envolvendo 321 atletas, e o futsal feminino atende 138 alunas.
“No futsal masculino, a AACC (Associação Atlética Cultural Copagril) mantém cerca de 400 crianças, com idade entre 6 e 18 anos, em atividades esportivas por meio da escolinha de futsal, escolinha de goleiro, núcleos na AACC, Iguiporã e Porto Mendes, divididas nas categorias iniciação e esporte de rendimento. Por outro lado, é realizado o projeto de Ginástica Rítmica do Colégio Cristo Rei/Copagril/Fidetitá/SESI e prefeitura de Marechal Rondon. Ele conta com um grande número de alunas, divididas entre escolinhas e a equipe de treinamento, que estão distribuídas em três pólos, sendo no Colégio Cristo Rei, Barracão da Copagril e no Cemic, totalizando 359 ginastas”, ressalta o secretário.
De acordo com o relatório da pasta, no handebol são atendidos 140 alunos, no judô são 210 e no voleibol 345 atletas. Com o apoio da Secretaria, a modalidade de tiro também é praticada no município por meio da Atemar (Associação de Tiro Esportivo de Marechal Cândido Rondon) que organiza a competição.
Jogos Escolares do Paraná
Em relação aos Jogos Escolares do Paraná, Marechal Cândido Rondon teve uma excelente participação nos Jogos Escolares do Paraná, conforme afirma Braatz. “No esporte comunitário, o município também participou de diferentes campeonatos. Além disso, desenvolvemos diversos projetos na área de recreação e lazer como natação, recreação no lago municipal, domingo na praça, bolãozinho de mesa, ginástica, pesca da corvina, pesca no barranco e demais atividades recreativas. A Secretaria ainda esteve envolvida no Torneio Municipal de Bolãozinho de Mesa e Tiro ao Alvo, Caminhada da Natureza, Recreação na Casa do Artesão, entre outros eventos”, frisa.
Melhorias na estrutura
A administração municipal Moacir e Cottica, através da pasta de Esporte e Lazer, fez melhorias significativas nos espaços esportivos. Até o momento foi feita a quadra coberta na escola do distrito de São Roque, quadra do Salão Comunitário Novo Três Passos, ginásio de esporte de Margarida, Salão Comunitário de Curvado, Ginásio de Iguiporã e manutenção permanente no Ginásio Ney Braga, Ginásio da Vila Gaúcha e Cemic.
Assessoria de Imprensa prefeitura de Marechal Rondon