Campeonato Brasileiro
É sempre temerário fazer uma analise sobre futebol levando-se em conta somente um aspecto, já que este esporte é multifatorial, isso quer dizer que sofre a influência de vários fatores a favor ou contra. Por exemplo, quando uma equipe sagra-se campeã de determinada competição, temos que considerar que no decorrer deste mesmo evento houve uma conjunção de fatores positivos que levaram os campeões a vencerem seus adversários. Entre alguns acontecimentos podemos enumerar a parte física, emocional, tática, técnica, cumplicidade e principalmente o desafio de motivar o grupo a jogar coletivamente independente da função que o atleta exerce no grupo.
Alguns atletas conseguem se destacar neste quesito, não todos, e, por uma questão cultural, tradicional ou talvez mística, no futebol brasileiro invariavelmente esta função recai sobre o meia armador da equipe, setor do campo responsável pela armação das jogadas de ataque, esse jogador geralmente enverga a camiseta 10, ou pode ser qualquer outro número também, isso não muda nada.
Vamos fazer então uma verificação dos principais candidatos ao titulo do Brasileirão 2011, com essa visão meramente simplista: Corinthians 54 pontos (Alex 12), Vasco 54 pontos (Diego Souza 10), Botafogo 52 pontos (Maicosuel 7), Flamengo 51 pontos (Ronaldinho Gaúcho 10), Fluminense 50 pontos (Deco 20), São Paulo 48 pontos (Lucas 7) e Internacional 47 pontos (D`Alessandro 10). Necessário, no entanto, considerar que existem casos onde o principal jogador não é o articulador e sim o definidor (caso do Flu, onde o centroavante Fred se destaca).
Quais desses jogadores podem no momento fazer a diferença em prol da equipe que defende? Torço para que seja o Alex, mas avaliando friamente aquele que reúne os predicados pelo seu histórico é realmente o articulista do Fla. Todas as equipes na atualidade padecem de um mal, qual seja, como a pressão por resultados é muito grande, o meia armador virou meia atacante, passando a responsabilidade de armação para os volantes, mais isso é assunto para outro tema.
Chave Ouro
A Copagril vai pegar o Umuarama nas quartas-de-finais. Mais uma vez a rivalidade entra em quadra, minha aposta é que o título fica entre esses dois ou Cascavel que também vem forte a fim de salvar a temporada com o caneco do estadual.
Regional
Jogando em casa o São Remo passou o rodo nessa primeira fase nas outras três equipes de Marechal. Botafogo e Corinthians já tinham sentido as agruras de jogar na Linha Guará. Desta vez a vitima foi a AABB. E por que esses três jogos aconteceram lá? Mistérios da tabela. Abraço a todos!
autor: Mário Kennedi Ferrari