Selecione sua Região
Buscar Notícias

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

6º Festival de Eco Turismo: Notícias
6º Festival de Ecoturismo: pesquisa aponta números altamente positivos em evento realizado em Porto Mendes

Postado em: 03/01/2020

Milhares de pessoas estiveram em Porto Mendes participando da 6ª edição do Festival de Ecoturismo.
 

O distrito turístico de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, recebe ao longo do ano grandes e importantes eventos, que objetivam, principalmente, fortalecer e desenvolver o comércio local. Nesse final de ano o parque de lazer recebeu milhares de veranistas, que puderam usufruir das belezas naturais do parque e prestigiar a programação oferecida pelo poder público municipal.

Já no mês de novembro, aconteceu o 6º Festival de Ecoturismo, com uma vasta programação em três dias do evento. A pedido da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e da PROEM (Fundação Promotora de Eventos de Marechal Rondon) o Sebrae, através de parceria com o Programa Cidade Empreendedora, realizou uma pesquisa junto a empresas da sede de Marechal Rondon, como hotéis, postos de combustíveis, e no distrito de Porto Mendes, como lanchonetes, pousadas, bares, panificadoras, supermercados, entre outros, que objetivou avaliar o evento, colher informações e sugestões de empresários, no sentido de avaliar o impacto econômico através do 6º Festival de Ecoturismo. Os dados foram tabelados e divulgados recentemente.

De forma geral, a pesquisa mostrou que 27,6% dos entrevistados destacaram que os pontos positivos durante o evento foram o incremento de vendas, movimentação financeira e comércio. Outros 12,64% destacaram o público e 8,05% o turismo.

Quanto a sugestões de melhorias, dois itens receberam grande votação. O primeiro, com 21,21% é o sinal de telefonia móvel, cuja torre já está sendo instalada no distrito, e 10,61%, apontaram melhorias necessárias em banheiros no parque de lazer.

A divulgação do evento recebeu excelente pontuação: 83,34% deram nota acima de 7. Já em relação a programação do Ecoturismo, 80,56% também deram nota acima da nota 7.

Por sua vez 91,67% dos entrevistados apontaram que houve incremento nas vendas devido o evento. A média geral foi de 3,7 vezes (370%) a mais de aumento na comercialização de produtos e serviços, se comparado a outros finais de semana. Todos os entrevistados apontaram que apoiariam a realização de outras edições do Ecoturismo, alguns, inclusive, apontaram mais edições ao longo do ano.

A pesquisa também foi dividida para apontar os números colhidos somente em empresas de Porto Mendes. O incremento nas vendas do comércio teve 20,83% de votação quanto ao principal ponto positivo do evento, seguido de público, com 16,67%, organização do evento, com 10,42% e o turismo, com 6,25%. Dos entrevistados no distrito, 89,47% deram nota acima de 7 para o evento e 94,74% aprovaram a programação, também dando nota acima de 7.

A organização do evento recebeu 89,48% de satisfação, com nota acima de 7, e 94,74% dos empresários apontaram que houve incremento nas vendas. A média foi de 5,8 vezes (580%) a mais do que em finais de semana sem eventos.

Conforme o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, a pesquisa confirma a importância da realização dos eventos no distrito de Porto Mendes e principalmente, a aprovação da população. “Estamos muito satisfeitos com os números da pesquisa. A 6ª edição do Ecoturismo realmente foi um sucesso. Através desse levantamento poderemos ajustar as melhorias necessárias para as próximas edições”, apontou Marcucci. 

Segundo o presidente da PROEM, Anderson Loffi, os números levantados comprovam a eficácia que a Fundação Promotora de Eventos de Marechal Rondon, em sincronia com as secretarias do município, tem alcançado na organização dos eventos do calendário oficial e que não foi diferente no Ecoturismo. “Cuidamos muito bem dos recursos públicos para atender as expectativas nas diversas classes sociais e por consequência impulsionar a economia do nosso município”, destacou Anderson.

assessoria prefeitura de Marechal Rondon

Oferecimento:


 
Mais notícias
6º Festival de Ecoturismo: pesquisa aponta números altamente positivos em evento realizado em Porto Mendes
Postado em: 03/01/2020 :: O distrito turístico de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, recebe ao longo do ano grandes e importantes eventos, que objetivam, principalmente, fortalecer e desenvolver o com&eacut...
Avaliação do 6º Festival de Ecoturismo em Porto Mendes é extremamente positiva
Postado em: 18/11/2019 :: Ao findar as atividades do 6º Festival de Ecoturismo, realizado de sexta-feira (15) até domingo (17), a comissão organizadora fez uma avaliação positiva do evento em t...
Baixa do lago requer atenção especial dos participantes do 6º Festival de Ecoturismo; campeões mundiais de Jet Ski confirmados
Postado em: 14/11/2019 :: Os organizadores do 6º Festival de Ecoturismo de Porto Mendes pedem atenção especial para alguns fatores, durante os dias do evento. Um deles é quanto à área d...
Atividades recreativas e exposição de carros antigos integram a programação do 6º Festival de Ecoturismo
Postado em: 13/11/2019 :: Não é só para os adultos que gostam de aventura, motores e adrenalina que a programação do 6º Festival de Ecoturismo foi pensada. Atividades especiais tamb&eacu...
É grande a expectativa para o 6º Festival de Ecoturismo que acontece sexta, sábado e domingo em Porto Mendes
Postado em: 12/11/2019 :: Neste início de semana se intensificam os preparativos para o 6º Festival de Ecoturismo que acontece nesta sexta, sábado e domingo, em Porto Mendes. Os dois circuitos para os jipeir...