Selecione sua Região
Buscar Notícias

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Futebol: Notícias
Brasileirão em risco? CBF vai mudar logística por saúde dos jogadores

Postado em: 10/08/2020

Jogadores do São Paulo recebem dentro do campo a notícia de que jogo com Goiás foi adiado — Foto: Reprodução TV Globo

Suspender um jogo quinze minutos antes do apito inicial era algo inexistente na história do futebol. Existiu suspensão meia hora depois, por chuva, vento, tempestade. Mas a quinze minutos do início, não existia até Goiás x São Paulo. Eram dez jogadores esmeraldinos infectados e só treze liberados para jogar. O time de Goiânia pedia o adiamento da partida.

O Goiás cobra a CBF por ter apenas 23 jogadores testados. Diz, com razão, que é necessário mudar o regulamento da competição e permitir mais de 40 jogadores por equipe. Mais do que isto, testar sem limites antes dos jogos. O Goiás tem razão. Isto precisa ser feito.

A CBF admite que houve problema.

Mas não foi apenas em Goiás x São Paulo. Na véspera, o CSA teve nove jogadores positivos para Covid e jogou contra o Guarani, sem os contaminados. Walter Feldman admitiu no Troca de Passes que há um buraco, entende que se chega próximo à segurança responsável, mas não há segurança absoluta. No caso do CSA, não houve perda esportiva. O time titular inteiro não pôde atuar, mas o CSA venceu. Parece tudo bem.

Mas aqui é uma questão menor. Está claro que haverá derrotas em casos assim, se eles se repetirem. Até em outros casos. Por exemplo, se em janeiro houver vacina, se for possível jogar com público no segundo turno, quem foi mandante sem público sairá perdendo. Vai haver discussão, mas neste caso, terá de valer o bom senso.

Todo mundo já perdeu e vai perder mais um pouco com a pandemia.

Mas não se pode perder em segurança, em saúde.

O Brasileirão deu este medo, no fim de semana. Informalmente, dentro da CBF, informa-se que isto se deve à tentativa de segurança absoluta, que faltou nos estaduais. Para melhorar, a organização mudará o procedimento e os testes não dependerão só do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Todos os times vão ser testados antes de todos os jogos. Ou seja, não haverá um Corinthians x Palmeiras sem testes, porque alguém estava confinado há mais tempo. Todos testarão sempre.

Para que isto não signifique testes mal feitos, inseguros, ou resultados em cima da hora, que transmitam incerteza, vai ser preciso corrigir os procedimentos. A ideia agora é realizar testes de visitantes em laboratórios autorizados, mas em suas cidades, e os mandantes sempre com a estrutura do Hospital Albert Einstein. Assim, em média, ao menos uma vez por semana haverá inspeção do maior hospital da América Latina.

"Isto nos levará a aperfeiçoar ainda mais o protocolo", disse Feldman no Troca de Passes. Não vai ser perfeito. Não é 100% nem na Champions League, em Lisboa. Mas lá não há mil mortes por dia.

É necessário melhorar o que não dá certo. A primeira rodada do Campeonato Brasileiro não deu certo, porque teve três jogos com problemas de protocolo. Tem de melhorar.

Por PVC/ https://globoesporte.globo.com 

Oferecimento: 


 
Mais notícias
Brasileirão em risco? CBF vai mudar logística por saúde dos jogadores
Postado em: 10/08/2020 :: Suspender um jogo quinze minutos antes do apito inicial era algo inexistente na história do futebol. Existiu suspensão meia hora depois, por chuva, vento, tempestade. Mas a quinze minu...
Tricampeão! Athletico vence o Coritiba, conquista o Paranaense de 2020 e chega a 26 títulos
Postado em: 06/08/2020 :: O Athletico venceu com o Coritiba de virada e sagrou-se campeão paranaense de 2020. Após vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Furacão saiu atrás, mas empatou com um g...
Procuradoria da Fazenda prorroga suspensão da cobrança de dívidas até fim de agosto; veja beneficiados
Postado em: 05/08/2020 :: A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional prorrogou novamente a suspensão dos atos de cobrança de dívidas na União, em função da pandemia causada pela C...
Histórico no Real Madrid, Casillas anuncia aposentadoria do futebol; leia a carta de despedida
Postado em: 05/08/2020 :: Campeão mundial em 2010, o goleiro Iker Casillas, 39, colocou um ponto final em sua carreira nos gramados nesta terça-feira (4). Após uma temporada sem jogar pelo Porto,...
Athletico marca aos 45 do segundo tempo e sai na frente na decisão contra o Coritiba
Postado em: 03/08/2020 :: A frase é clichê, mas vale: Atletiba é uma caixinha de surpresas. E aconteceu novamente na partida deste domingo. Depois de sofrer na maior parte do jogo, o Athletico marcou aos 45...