Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Dois projetos rondonenses são premiados no Prêmio Gestor Público Paraná

Postado em: 14/12/2020

Os projetos premiados foram: SIG Geo, com o Troféu Tecnologia e Inovação, e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com o Certificado de Reconhecimento.

O município de Marechal Rondon mais uma vez foi destaque em nível estadual, por conta de projetos inovadores dentro da administração pública e que de alguma forma contribuem para melhorar a qualidade de vida da população.

O município rondonense participou do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) com quatro projetos, sendo dois deles premiados. A cerimônia de encerramento da edição 2020 aconteceu nesta quinta-feira, dia 10, de virtual através da internet.
Os projetos premiados foram: SIG Geo, com o Troféu Tecnologia e Inovação, e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com o Certificado de Reconhecimento.

Os outros dois projetos inscritos foram: A capacitação para o desenvolvimento econômico e Atividade recreativa para uma vida saudável.

O PRÊMIO

Neste ano, 68 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 36 foram contemplados, além de um consórcio de municípios. Mesmo com a pandemia do coronavírus, a 8ª edição foi a segunda com maior número de projetos e municípios inscritos, ficando atrás apenas da 7ª edição, realizada em 2019, em que participaram 79 municípios com 200 projetos inscritos.

SIG GEO

O projeto SIG Geo teve grande destaque na edição deste ano no Prêmio Gestor Público Paraná. A sua finalidade é contribuir para a modernização da administração municipal de maneira escalável, com ênfase na melhoria da qualidade da informação por meio de sistemas de georreferenciamento e geoprocessamento. Foram utilizadas ferramentas livres e gratuitas, de modo a integrar a estrutura existente e utilizar dados da IPM (Sistemas de Gestão Pública).

Os idealizadores do projeto foram Vilson Carlos Kickow (desenhista) e João Paulo Polles (técnico de informática) com a colaboração de Alcione Isac Farsen (assistente administrativo), Elizandra Marlise Lamb (analista técnica).

De acordo com os idealizadores, é necessário suprir a demanda quanto à geolocalização e à falta de informação dos navegadores de GPS existentes para o município, além de melhorar o atendimento ao público e também os processos internos com a implantação de cadastro técnico multifinalitário, usando softwares e processos livres ou gratuitos.

Eles afirmam ainda que é preciso corrigir a numeração e a posição geográfica dos lotes/unidades do município, a base cartográfica cadastral da municipalidade, efetuar registros de fotos em 360º periodicamente das vias públicas do município, e fornecer ferramentas de análise para fiscalização tributária e de obras através de mapas temáticos para tomada de decisão.

Entre as metas a serem atingidas, estão: cadastrar todas as vias rurais e urbanas no sistema com imagens em 360º e condição de navegação de GPS pessoa, e auxiliar a fiscalização tributária da Secretaria de Fazenda do município quanto à perda de receita advinda de construções sem alvará ou sem conhecimento da municipalidade.

"Observando o banco de projetos da 8ª edição do prêmio, vi que o município concorreu com projetos de alto nível e tivemos êxito na modalidade de tecnologia e inovação. Agradeço em nome da equipe envolvida no projeto, aos secretários de Coordenação e Planejamento, Reinar Seyboth, e de Fazenda, Carmelo Daronch, pela abertura do diálogo e discussão de como solucionar as demandas de cada secretaria e, principalmente, ao prefeito Marcio Rauber, que acreditou e oportunizou a viabilidade e a implantação do projeto, para que no futuro a sociedade colha os frutos deste investimento", destaca Vilson.

GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Idealizado pelos integrantes do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, o engenheiro ambiental, Marcos Chaves, e a técnica em Meio Ambiente, Alessandra Algeri, o projeto Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como objetivo garantir a gestão eficiente do manejo e destinação dos resíduos sólidos no município, dando sustentabilidade financeira, ambiental e social em todos as etapas do gerenciamento dos resíduos sólidos.

O projeto resultou na geração de emprego e renda para 65 catadores de materiais recicláveis. Houve aumento da quantidade de material coletado pelas associações de catadores, de 12,11% em 2016 para 21,74% em 2019, além do aumento da reciclagem efetiva dos materiais, de 8,8% em 2016 para 15,52% em 2019. O projeto resultou também na diminuição do volume recolhido pela coleta convencional, de 87,89% em 2016 para 78,26% em 2019 e na redução do volume de material aterrado, de 91,2% em 2016 para 84,48% em 2019.

“A gente fez um panorama do que melhorou nos últimos anos quanto ao cumprimento de metas com relação aos resíduos. Fizemos também um panorama geral nas melhorias feitas no Aterro Sanitário e nas associações, como também no aumento de geração de emprego e renda. Abordamos, ainda a educação ambiental. O Ecoponto passou a ser um grande diferencial, por ser um espaço em que os munícipes podem destinar os materiais e, que daí por diante podem receber o tratamento necessário. Para o futuro, com os recursos disponíveis, serão feitos investimentos nos barracões e na construção de um pátio de compostagem, onde poderá ser feito o aproveitamento do lixo orgânico domiciliar”, explicam os idealizadores.

assessoria prefeitura de Marechal Rondon

Oferecimento:

 
Mais notícias
Municipal de Futsal conhece as oito equipes que seguem na briga pelo título
Postado em: 27/09/2024 :: Entre os dias 23 e 26 de setembro, o ginásio Ney Braga recebeu os duelos válidos pela fase oitavas de final do Campeonato Municipal de Futsal 2024, organizado pela Secretaria de Esportes...
Linha Baixada vence AABB em duelo pela liderança no Municipal de Futebol Suíço Máster; confrontos
Postado em: 26/09/2024 :: Três partidas fecharam nesta quarta-feira (25), no campo do Clube Lira, a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Máster (50+), organizado pela Secretaria de E...
Quartas de final do Municipal de Futebol Suíço Veterano tem duelos definidos
Postado em: 25/09/2024 :: Quatro partidas encerraram na última segunda-feira (23) a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Veterano 2024, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de ...
AACC conquista vitórias expressivas na Copa Italianinha
Postado em: 24/09/2024 :: Pela primeira vez jogando em casa, as equipes das categorias de base feminina da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon conquistaram vitórias expressivas na Copa Italianinha de Futsal, co...
Bike Center e Conecta Oeste vão decidir o Futebol Suíço Sicredi/ Multifestas
Postado em: 24/09/2024 :: Foram disputadas no último sábado (21), no estádio Mangold Hansen, as semifinais do  5º Campeonato de Futebol Suíço Sicredi/ Multifestas, organizado pelo E...