Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias:
Pato Bragado e Itaipu investem na reciclagem, geram renda e novas oportunidades a catadores

Postado em: 19/05/2020

Trabalhos do local, batizado com o nome de Unidade de Valorização de Reciclados (UVR) estão em amplo funcionamento.
 

Acreditando no desenvolvimento sustentável e na geração de empregos e renda para os catadores e suas famílias que estavam fora do mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade social, a administração de Pato Bragado e a Itaipu Binacional decidiram que juntas poderiam alavancar o processo da cadeia produtiva da reciclagem, no município.

Como já havia uma associação constituída - Associação Bragadense de Catadores (ABC) e área própria, não demorou para que as instalações de 458,81 m² fossem construídas. A inauguração em decorrência da pandemia do coronavírus ainda não ocorreu, mas os trabalhos do local, batizado com o nome de Unidade de Valorização de Reciclados (UVR) estão em amplo funcionamento no local do antigo curtume (Linha KM 13). São R$ 715 mil em recursos do município e Itaipu na construção, compreendendo a edificação administrativa, escritório, refeitório, cozinha, vestiários, além de móveis, equipamentos, capacitações e campanhas de educação ambiental.

“Estamos investindo no processo de reciclagem porque além da geração de novos empregos, pensamos na proteção dos nossos recursos naturais, já que alguns materiais, como o plástico, por exemplo, demoram muitos anos para se decompor na natureza. Portanto é de fundamental importância que nossa população colabore realizando a separação do lixo e depositando, nos dias estabelecidos para a destinação correta dos resíduos”, evidencia o prefeito Leomar Rohden, o Mano.

APTIDÃO

Trabalhar na UVR exigiu que as famílias se reestruturassem. Os parceiros promoveram apresentações de programas e capacitações voltadas à coleta seletiva e de reciclagem no município, como de tipologias de reciclagem em uma das Associações de referência no Paraná e Brasil, a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis (Acaresti) de Santa Terezinha de Itaipu. A técnica de referência da UVR, Claudireni Staadlober também se aperfeiçoou na Cooperativa de Agentes Ambientais (Cooperagir) de Marechal Cândido Rondon e participou do Congresso Sul Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado em Foz do Iguaçu.

Nesse tempo de cerca de um ano, alguns ficaram pelo caminho, enquanto outros seguiram acreditando que seria possível melhorar a qualidade de vida.

COOPERAÇÃO

Atualmente seis famílias de baixa renda trabalham na UVR. É um time composto por mulheres de rostos fortes, com marcas do tempo e da vida, mas que não se sobressaem aos sorrisos e o sentimento de gratidão por estarem trabalhando e com prazer. Luiza Machado, Janete Kist, Cleusa Moreira de Moraes Fortes, Auria Alves Monteiro, Elaine Cristina Hichmann e Cecília Bocchi, cooperam entre si na triagem e prensagem do material que é separado por categorias, enfardado, vendido e o valor rateado pelos dias trabalhados de cada sócia.

A técnica da UVR conta que todo lucro é revertido de forma igualitária pelos dias trabalhados, a cada catador. Claudireni aponta a importância da comunidade, principalmente o comércio e indústria colaborarem na destinação de reciclados, nas calçadas sempre nas quartas-feiras, após o meio-dia. “É nesse dia, à tarde que o material é recolhido e repassado aos catadores”, expõe, acrescentando que além da destinação correta, colaborando na renda das famílias, a cidade se mantém limpa e organizada, aumentando a vida útil do aterro sanitário”, revela.

TRABALHO PRAZEROSO

A equipe de catadoras é persistente e sobra força de vontade. Luiza, a presidente, encontrou na separação dos resíduos, um trabalho do qual tem orgulho e gosta. “Quando fiquei sabendo que estavam precisando de novas pessoas para a unidade, me inscrevi e estou aqui, satisfeita, trabalhando na sombra e entre amigas”, declara.

Janete, a tesoureira está ainda mais empolgada. Para ela, não há trabalho melhor. Até então, a catadora cortava fios e hoje, em dois meses de trabalho na UVR seu faturamento duplicou.

RESPONSABILIDADE QUE DEVE VIRAR HÁBITO

Todo material é tocado pelas mãos ágeis das catadoras e nesse tempo, nem tudo pode ser reaproveitado. “Ainda existem pessoas que acabam misturando o lixo orgânico ao reciclado. Mesmo com tantos anos e dias estabelecidos de recolha de cada um, ainda aparecem sacos que deveriam ir para o aterro sanitário” revela a técnica”. Ela reforça que tudo é questão de hábito, de responsabilidade, de respeito às agentes e preocupação com o meio ambiente. “Além disso, é preciso que ocorra a destinação correta dos recicláveis, no dia estabelecido (quarta-feira, após o meio-dia) impedindo que outras pessoas que não integram a associação, se aproveitem desse material”, conclui Claudireni.

O QUE RECEBEM

Latas de alumínio, de produtos alimentícios e de tinta
Garrafas pet, sacos, copos de plástico, PVC e embalagens de produtos de limpeza
Garrafas de vidro, potes de produtos alimentícios e cacos (devidamente embalados)
Papelão, revistas, panfletos, jornais e papeis limpos em geral
Embalagem longa vida
Arames e fios elétricos
Isopor e bandejinhas

NÃO RECEBEM

Restos de comida, cascas de frutas, cascas de ovo
Lâmpadas, pilhas e baterias
Papel higiênico, fraldas, lenços, guardanapos, adesivos
Espelhos, louças de cerâmica, seringas, tubos de tela (TV e computador)
Resíduos de jardinagem
Madeiras

assessoria prefeitura de Marechal Rondon

Oferecimento:


 
Mais notícias
Municipal de Futsal conhece as oito equipes que seguem na briga pelo título
Postado em: 27/09/2024 :: Entre os dias 23 e 26 de setembro, o ginásio Ney Braga recebeu os duelos válidos pela fase oitavas de final do Campeonato Municipal de Futsal 2024, organizado pela Secretaria de Esportes...
Linha Baixada vence AABB em duelo pela liderança no Municipal de Futebol Suíço Máster; confrontos
Postado em: 26/09/2024 :: Três partidas fecharam nesta quarta-feira (25), no campo do Clube Lira, a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Máster (50+), organizado pela Secretaria de E...
Quartas de final do Municipal de Futebol Suíço Veterano tem duelos definidos
Postado em: 25/09/2024 :: Quatro partidas encerraram na última segunda-feira (23) a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Veterano 2024, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de ...
AACC conquista vitórias expressivas na Copa Italianinha
Postado em: 24/09/2024 :: Pela primeira vez jogando em casa, as equipes das categorias de base feminina da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon conquistaram vitórias expressivas na Copa Italianinha de Futsal, co...
Bike Center e Conecta Oeste vão decidir o Futebol Suíço Sicredi/ Multifestas
Postado em: 24/09/2024 :: Foram disputadas no último sábado (21), no estádio Mangold Hansen, as semifinais do  5º Campeonato de Futebol Suíço Sicredi/ Multifestas, organizado pelo E...