Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Jogos Escolares: Notícias
JEP'S: mais que inclusão, ACDs provocam a reflexão

Postado em: 23/05/2018

No primeiro confronto entre as duas escolas na manhã desta terça-feira, no ginásio Ney Braga, em busca da única vaga na fase macrorreregional, o resultado não poderia ser diferente que não fosse a igualdade.
  

Pode parecer engraçada a falta de habilidade muitas vezes, mas na verdade isso se chama esforço. A obrigação de desempenhar bem uma função não é deles, mas sim dos regulares e, portanto, apreciar uma disputa que envolve os Atletas Com Deficiência (ACD), significa mais que apenas assistir, é aprender, se emocionar e acima de tudo, valorizar mais os detalhes e reclamar menores da vida quando se tem muito.

Em Marechal Cândido Rondon, as Escolas de Educação Especial Mário Luiz, de Guaíra, e Zilda Arns, de Santa Helena, fazem mais que participar do futsal. Fazem com que os alunos sejam incluídos na sociedade e também provoquem uma reflexão, já que suas atitudes são de longe muitas vezes mais nobres daqueles que se julgam normais.

Segundo a professora Cristiane Cecília Dalla Costa, de Guaíra, profissional há 15 anos, a escola trabalha com várias modalidades que vão desde a escolaridade, cursos profissionalizantes e quando alguns destes alunos possuem aptidões, também são encaminhados para o ensino regular. O principal objetivo dessa participação nos Jogos Escolares, é promover a qualidade de vida, saúde, oportunidade e principalmente a independência de cada um.

“Vejo que esse momento é a oportunidade desses jovens serem vistos na sociedade, que também poderá medir a capacidade deles. Assim eles se sentem parte dos Jogos tendo os mesmos direitos e deveres que qualquer cidadão que está participando e isso promove totalmente a inclusão”, explica a professora.

Em quadra, o resultado é o que menos importa ou talvez até importe, pois cada um a seu modo tenta dar o máximo para ajudar os companheiros o que torna a disputa uma grande confraternização.

No primeiro confronto entre as duas escolas na manhã desta terça-feira, no ginásio Ney Braga, em busca da única vaga na fase macrorreregional, o resultado não poderia ser diferente que não fosse a igualdade.

Na primeira etapa, Rodrigo colocou a escola de Santa Helena na frente. Na segunda etapa, Vitor empatou para Guaíra depois da boa jogada iniciada pelo goleiro Rogério de 31 anos um dos mais experientes do grupo. Santa Helena voltou a ficar na frente do placar com o gol de Alexandre e quando o jogo já se encaminhava para vitória dos santa-helenenses, no último minuto Ezequias, como um santo, voltou a empatar para determinar o placar final em 2 a 2.

Nesta quarta-feira, as duas equipes voltam a quadra as 11h, no ginásio Ney Braga. Se houver um resultado igual, haverá um terceiro confronto na quinta-feira. Se houver um vencedor, o classificado para a macrorregional, em Medianeira (12 a 17 de junho) já será conhecido.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do Turismo e da Secretaria de Educação com apoio do município de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Crédito da matéria e da foto: Silmar Ramos de Oliveira

Oferecimento:

 
Mais notícias
Vôlei de Praia define classificados para Fase Macro dos JEP’S
Postado em: 11/04/2024 :: A Arena de Rodeio, no Parque de Exposições, recebeu nesta quarta-feira (10) as disputas da Fase Municipal da modalidade Vôlei de praia na Fase Municipal dos Jogos Escolares do Para...
Voleibol do Martin Luther garante vaga na Fase Regional dos JEP’S nas quatro categorias
Postado em: 09/04/2024 :: Foi disputada nesta terça-feira (09), no ginásio do Colégio Martin Luther, a final da categoria Feminino A (15 a 17 anos) da modalidade voleibol feminino da Fase Municipal dos Jog...
Fase Municipal dos JEP'S entra na reta final; saiba quem já é campeão
Postado em: 08/04/2024 :: As disputas nas modalidades coletivas da Fase Municipal dos JEPS (Jogos Escolares do Paraná) entram na fase decisiva nesta semana. No sábado (06), foram apontados os campeões no f...
Viradas dramáticas colocam Rui Barbosa e Frentino na final dos Jogos Escolares
Postado em: 05/04/2024 :: Em disputas semifinais repletas de drama, com direito a muita pressão e festa das torcidas, golaços e viradas emocionantes, foram definidos na manhã desta sexta-feira (05) os fina...
JEP’S: futsal MA define classificados para a semifinal da Fase Municipal
Postado em: 04/04/2024 :: Foram disputadas na manhã desta sexta-feira (04), no ginásio Ney Braga, as partidas de quartas de final da categoria Masculino A (15 a 17 anos) da Fase Municipal dos Jogos Escolares do P...