Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Geral: Notícias
Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Rondon realiza balanço de 2017

Postado em: 30/01/2018

Secretário municipal de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko): “Ao avaliarmos positivamente os feitos de 2017, renovamos a certeza de que há ainda muito por fazer, muito a crescer e a realizar, nesta missão que o prefeito Marcio Rauber e o vice-prefei

O calendário da Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Rondon no ano de 2017 foi cheio. Diversas modalidades esportivas e projetos foram realizados, resultando em números impressionantes: foram atendidas 8944 pessoas, sendo 1927 nas escolinhas e rendimentos, 2397 no esporte comunitário e 4620 no que tange ao lazer e à recreação.

O ano também foi repleto de novidades. Uma delas foi a criação da 1ª Olímpiada Escolar Municipal Classe C (2005/2006/2007), que teve como objetivo, através dos jogos, envolver várias modalidades esportivas dando oportunidade de participação a um número maior de alunos, despertando o gosto pela prática de esportes, com fins educativos e formativos. “Outro objetivo foi congregar alunos de todo o município e propiciar o surgimento de novos talentos, enfatizando os valores educacionais da Olímpiada. Fortalecer a conscientização da importância dos cuidados com a saúde, através da prevenção pela prática de atividades físicas, também foi um dos ideais do evento”, explica o secretário da pasta, Cristiano Metzner (Suko).

“Tivemos ainda, a honra de sediar no ano passado a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná. Fazia anos que Marechal Rondon estava sem sediar esse grande evento. Recebemos na nossa cidade, em virtude da competição, mais de 1400 pessoas, entre atletas e dirigentes”, explica o secretário.

ATLETISMO

No atletismo rondonense, a Secretaria de Esporte e Lazer apoia a Acorre Rondon, que conta com aproximadamente com 45 atletas, de todas as idades. A entidade participou de diversas competições pelo Paraná, demais estados e até em outros países, conquistando muitos títulos.

BADMINTON

O badminton está sendo difundido através do projeto realizado no Colégio Estadual Eron Domingues, que representou o município em 2017. São atendidos aproximadamente 45 atletas, sendo outros dez de rendimento.

BASQUETEBOL

O basquetebol foi uma das modalidades que se destacaram bastante no ano de 2017, ultrapassando, inclusive, as fronteiras do Brasil. A modalidade funciona através da Associação Rondonense de Basquetebol (AROBA) e também por meio do projeto “Crescendo com o Basquete”.

A AROBA conta com aproximadamente 90 atletas, sendo outros 18 de rendimento (sub-17/18). Já as conquistas no ano passado foram várias. No sub-17, a equipe foi campeã do Sul Brasileiro e do Brasileiro Desporto Escolar. Já no sub-18, os jogadores foram campeões da Taça Paraná e do Paranaense, além de serem vice-campeões dos Jogos da Juventude do Paraná. O sub-19 conquistou o Sul Brasileiro.

O projeto “Crescendo com o Basquete”, por sua vez, funciona em diversas instituições de ensino do município e tem como público-alvo, crianças a partir de sete anos, jovens e adultos. São atendidos 195 atletas, além de outros 56 atletas, que são de rendimento. As conquistas e a participação em competições foram muitas, tendo destaque o título na Copa NBPG Sub-14.

BICICROSS

Marechal Rondon também foi representado pelo bicicross, em diversas competições, como no Campeonato Paranaense de Bicicross, levando o título de campeão geral por equipe, além de participar do Campeonato Brasileiro de BMX.

A modalidade conta com 30 pilotos, tendo como público-alvo crianças, jovens e adultos.

BOCHA

A bocha rondonense é representada pela AACC/Copagril/Prefeitura de Marechal Rondon e tem como público-alvo jovens e adultos. A equipe conta com 13 atletas.

No ano passado, a modalidade representou o município em diversas competições. Entre os destaques, o Campeonato Paranaense Equipe – 2ª Divisão, em que a equipe rondonense conquistou o segundo lugar e garantiu vaga para a elite da modalidade.

BOLÃO

O bolão também é representado pela AACC/Copagril/Prefeitura de Marechal Rondon e compreende jovens, adultos e idosos. Ao todo, 30 atletas são atendidos. A modalidade conta com os naipes feminino e masculino. No ano passado, as equipes competiram em diversas competições em níveis regional, estadual e nacional.

CICLISMO

A modalidade do ciclismo é uma das que mais estão crescendo dentro de Marechal Rondon. Atualmente, centenas de jovens e adultos integram a Associação Rondonense de Ciclismo e representaram o município em diversas competições, como o Mountain Bike (XCO e XCM), em 2017.

FUTEBOL

O futebol movimentou bastante o calendário esportivo de 2017. Atualmente são 110 atletas, entre crianças, jovens e adultos. Foram realizadas diversas competições dentro do município, além de participarem em outras pelo Paraná.

Das competições realizadas na modalidade pela pasta, destaca-se a Copa Marechal de Futebol, em que o município sagrou-se campeão na categoria sub-17. Houve a participação de equipes da região na competição.

Nas

disputas fora do município, o grande destaque ficou para o título nos Jogos Abertos “B”. Ressalte-se ainda o vice-campeonato dos Jogos da Juventude “B”.

FUTSAL

São 340 atletas no futsal, uma das modalidades que mais contam com adeptos. No feminino há 70 atletas. Já no masculino, são 270.

As meninas do futsal representaram o município em diversas competições pelo estado. Entre as conquistas de 2017, os vice-campeonatos do Troféu Difusora e do regional de Toledo.

Através da AACC/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, o município foi representado na Liga Nacional, Copa Brasil, Campeonato Paranaense Série Ouro, Taça Paraná, Jogos Abertos do Paraná, Jogos da Juventude, etc.

GINÁSTICA RÍTMICA

A ginástica rítmica funciona em Marechal Rondon através de uma parceria com a AACC. Atualmente, entre crianças e jovens, são 142 atletas atendidas. O ano de 2017 para o GR ficou marcado pela participação em diversas competições, como no Campeonato Paranaense de Estreantes, além da realização do Festival de GR no município rondonense.

HANDEBOL

O handebol rondonense conta com 220 adeptos, entre crianças e jovens. A modalidade teve 2017 como um ano bastante movimentado, com a participação em diversas competições. Vale destacar entre as conquistas, o terceiro lugar tanto no feminino como no masculino, no Campeonato Paranaense de Handebol de Praia; terceiro lugar na Copa Oeste de Handebol Sub-12 masculino; campeão dos Jogos da Juventude do Paraná – Regional/Divisão B, no masculino e o segundo lugar tanto no feminino como no masculino, no Festival de Verão de Santa Helena.

JUDÔ

A modalidade do Judô funciona através da Associação Fujiyama e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. Participam 56 atletas, entre crianças, jovens e adultos, que representaram o município em diversas competições pelo Paraná. Destaque para o Campeonato Paranaense Faixas Marrom, Preta e Estímulo, em que rondonenses levaram uma medalha de prata e duas de bronze.

KARATÊ

O karatê conta com 18 atletas. Eles treinam na Academia Liberdade, que conta com o apoio da prefeitura. Uma das conquistas foi a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos; três medalhas de ouro, outras quatro de prata e cinco de bronze no Campeonato Paranaense de Karatê Interestilos FEKIP 2017.

KICKBOXING/JIU JITSU/MUAY THAI

As três modalidades de artes marciais funcionam com o apoio do município na Academia N1. São atendidos 32 atletas. Destaque em 2017 pelas participações no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, New York International Open IBJJF Jiu Jitsu Championship, Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, Copa Brasil de Kickboxing e o Sul-americano de Kickboxing.

VOLEIBOL

Com 357 atletas, o voleibol é a modalidade que mais possui adeptos em Marechal Rondon. O esporte é praticado em diversos educandários do município. A Associação Educacional e Assistencial Martin Luther (ASSEAMAL), é a quem mais representa o município além das fronteiras. As conquistas no voleibol foram muitas, como os títulos no Campeonato Paranaense Sub-19 - 3 Etapas, Campeonato Paranaense Sub-17 - 1 Etapa, Jogos da Juventude Divisão “A” e os Jogos Abertos – Fase Regional, Jogos Abertos – Fase Final “B”. O vice-campeonato foi conquistado no Campeonato Paranaense Sub-14 - 3 Etapas e no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18.

Confira também alguns dos projetos criados em 2017:

DANÇA MARECHAL

O projeto Dança Marechal fez um grande sucesso em 2017, contando com 215 participantes. As aulas acontecem em três locais: no barracão, localizado no parque de exposições e nos distritos de Porto Mendes e São Roque.

GINÁSTICA

Com três sedes (Orquidário, Vila Gaúcha e Jardim Primavera), acontecem também as aulas de ginástica. O projeto envolve 105 pessoas, entre jovens, adultos e idosos.

HIDROGINÁSTICA

A piscina do Complexo Esportivo da Universidade Oeste do Paraná (Unioeste) é o local para as aulas de hidroginástica, que acontecem em parceria com a universidade. O projeto atende a 80 jovens, adultos e idosos.

AVALIAÇÃO POSITIVA

“O esporte, na nossa concepção, vai muito além das competições ou do desenvolvimento físico e psicomotor”. A manifestação é do secretário municipal de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko). Para ele, o esporte, em sua essência mais profunda, promove a cidadania e a inserção social, conscientiza sobre a saúde e desperta o espírito de equipe, cujos efeitos produzem eco em todas as outras áreas na vida das pessoas. “Ao avaliarmos positivamente os feitos de 2017, renovamos a certeza de que há ainda muito por fazer, muito a crescer e a realizar, nesta missão que o prefeito Marcio Rauber e o vice-prefeito Ila nos deram: colocar o esporte rondonense no lugar que ele merece”, conclui.

assessoria prefeitura de Marechal Rondon

 
Mais notícias
Governo do estado autoriza licitações de van para o esporte e de arena para o bairro Boa Vista em Marechal Rondon
Postado em: 15/04/2024 :: Em ato realizado na sala de reuniões do gabinete, na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, na sexta-feira, dia 12, aconteceu as assinaturas de duas autorizações por parte d...
Prestes a completar ‘bodas de prata’, AAR apresenta novos uniformes em evento com patrocinadores
Postado em: 11/04/2024 :: Com a presença de patrocinadores, convidados e grande parte de seus 27 sócios-integrantes ativos, a Associação dos Árbitros Rondonenses (AAR) apresentou nesta quarta...
APROVE divulga edital de convocação para Assembleia Geral
Postado em: 12/03/2024 :: Está marcada para a próxima sexta-feira (15) a Assembleia Geral ordinária da Associação Projeto Vida e Esperança (APROVE). Através de edital de convoc...
Marechal Rondon oficializa R$ 1,1 milhão em investimentos no projeto Esporte Para Todos
Postado em: 28/02/2024 :: Durante ato realizado na manhã desta quarta-feira (28), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, foi oficializado o investimento no valor de R$ 1.1...
Dança Marechal Kids começa nesta terça-feira
Postado em: 20/02/2024 :: Com a intenção de oferecer um novo projeto ao público infantojuvenil, tem início nesta terça-feira (20) o projeto Dança Marechal Kids. A iniciativa da prefeit...