Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias
Renan Nunes, o doutor rondonense na preparação física do Coritiba

Postado em: 07/01/2022

Rondonense Renan Nunes vai integrar o departamento de preparação física do Coritiba.

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Tecnológica de Sidney, na Austrália; Mestrado e Especialização na Universidade Federal do Paraná; Bacharelado e Docência na Unioeste de Marechal Rondon, além de diversas pesquisas e consultorias na Área de Ciência do Esporte.

O currículo acadêmico do rondonense Renan Nunes fala por si, e caso fosse de seu interesse, sua agenda em salas de aula, palestras, cursos e novas pesquisas científicas certamente estaria repleta. Mas, tal qual o menino que na infância corria atrás da bola com os irmãos mais velhos, Roberto e Robson Nunes, Renan gosta mesmo é de estar em campo. Literalmente.

Com experiência na preparação física e fisiologia esportiva em diferentes modalidades, colaborando para o desenvolvimento de atletas de ponta do futsal, tênis e vôlei de praia, nos últimos anos Renan vem colecionando trabalhos carregados de elogios com equipes de futebol. Após se tornar Doutor, o rondonense, hoje com de 36 anos, passou pelo Tubarão, de Santa Catarina, em 2019, e Ferroviária, de Araraquara (SP), no ano passado, com foco voltado à area da fisiologia esportiva. 

 

Nesta semana, o grande salto na carreira profissional de Renan: trabalhar no departamento de preparação física do Coritiba. “Mudarei um pouco da fisiologia para a preparação física, coordenando os processos de treinamento de força, trazendo um pouco de ciência e auxiliando o preparador físico principal para realizar o trabalho de campo e fazendo esse link com a fisiologia, por ter essa facilidade. Também vou ajudar nos processos pedagógicos do clube como um tudo, na formação continuada, na capacitação dos profissionais”, explica.

Considerando o convite para trabalhar em um time da 1ª divisão do futebol brasileiro o grande momento de sua carreira até aqui, Renan olha para trás com orgulho do caminho que trilhou e valorizando cada etapa de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. “Ficar longe da família, dos amigos, são escolhas que fiz e que me motivaram. Os caminhos acadêmico e profissional foram importantes, mas levaram tempo. Entendi que após o doutorado não iria cair em um grande clube de primeira, mas que teria um processo de ‘escadinha’. Não foi fácil, você faz escolhas, passa muito tempo trabalhando com outros esportes, com o próprio futebol em nível menor, e fica se cobrando em que momento você vai chegar a um grande clube, ou porque isso ainda não aconteceu. Mas sou grato a todas as modalidades que trabalhei, como o futsal, onde fiz grande parte dos meus trabalhos científicos, a maioria deles na Copagril. Me envolvi com o Thiago Wild no tênis, com o ciclo olímpico da Ágatha e Duda no vôlei de praia, que consolidou uma parte profissional, e os clubes que trabalhei no futebol”, destaca Renan, fazendo questão de deixar claro a importância de unir as partes teórica e prática de seu trabalho. “Sempre me cobrei muito profissionalmente e sempre tentei associar a teoria com a prática, então a resiliência para mim é um fator muito importante. Saí de casa para fazer um mestrado, doutorado, fiquei fora do país, voltei, me tornei pesquisador, hoje tenho praticamente 40 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, tenho uma nome na ciência consolidado, mas sempre busquei usar essa ciência com um desfecho prático. Acredito que essa escolha do Coritiba foi por alguém com boa capacitação, um doutor, mas acima de tudo alguém que consiga levar essa capacitação para o dia-a-dia”, expõe.

Ciente da cobrança que existe em um time da grandeza do Coxa, Renan quer aproveitar ao máximo essa nova oportunidade. “É um momento profissional muito importante, e a partir daqui tenho que seguir, saber dos desafios, da nossa importância e saber que o futebol é muito dinâmico, vive de resultados e tudo pode mudar. Temos que estar cientes disso pois esse é o futebol brasileiro momento”, reconhece.

Confira a entrevista com Renan Nunes, que falou sobre seu novo desafio como integrante do departamento de preparação física do Coritiba Foot Ball Club e os caminhos que o trouxeram até aqui. 

Renan, o que significa para você ter a oportunidade de trabalhar em um dos maiores times do Paraná e pela primeira vez fazer parte de uma comissão técnica que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro?

Renan Nunes: Vejo essa oportunidade de chegar num clube se Série A como uma consolidação profissional. Desde aquilo que fui realizando ao longo do tempo, com atividades práticas e acadêmicas, tinha certeza que em algum momento da minha carreira eu atingiria essa consolidação, mas tudo que construí lá atrás foi de extrema importância para chegar hoje em um grande clube, com grande experiência e conhecimento técnico, científico e principalmente aplicável, até porque o clube buscou pelo meu nome, não foi um processo seletivo, então vejo isso como algo muito relevante. Me sinto extremamente preparado, sei que clube grande tem muita pressão por resultados, deixar o atleta em um nível de performance muito grande, além do desafio desse calendário do futebol brasileiro, onde muitas vezes se tem pouco tempo de treinamento e muitos jogos. Então essa é a consolidação

 

No futebol, você já trabalhou em equipes com menor expressão em nível nacional, casos do Tubarão e Ferroviária, antes de chegar ao Coritiba. Há alguns anos você já projetava uma ascensão tão rápida na sua carreira?

Renan Nunes:  Minha carreira é curta. Quando encerrei meu doutorado recebi o convite para trabalhar no Tubarão, um clube empresa onde a ideia era consolidar esse trabalho da fisiologia e também criar processos internos, como uma formação continuada dentro do clube, produção de conhecimento científico, e lá fizemos um trabalho muito legal da base até o profissional, com processos, organização, modelos de treinamentos pautados na ciência. Na minha ida a Ferroviária a gente aumenta um pouco o sarrafo, embora seja um clube de Série D do Brasileiro, disputa o principal campeonato estadual do Brasil, que é o Paulista, aonde grande parte dos atletas que estão envolvidos nas séries A e B do Brasileiro vêm para o mercado paulista para disputar o Estadual. A própria experiência com atletas e treinadores mais renomados, como o Pintado e o Elano, com quem criei uma grande relação de trabalho, também colocou um tijolinho a mais na minha carreira profissional. Da mesma forma que o Tubarão, a Ferroviária é um clube empresa, onde também criamos esses projetos paralelos, que são trabalhos muito legais. Então esse é um grande momento para mim. Criei uma base em clube menor, fui para um time de maior referência, que fez quartas-de-final contra o São Paulo no Campeonato Paulista, e agora dou um passo maior vindo para um time de Série A. É uma trajetória que já projetava e imaginava que poderia acontece. Embora seja uma ascensão rápida, se olhar para trás e ver tudo que foi feito ao longo do tempo, não só no futebol, mas também em outras modalidades, acho que tudo aconteceu dentro do período necessário para chegar nesse importante momento da minha carreira profissional.

 

Em que momento dos seus estudos você optou por se especializar na fisiologia esportiva, um ramo ainda não muito conhecido do grande público, e como você poderia explicar de forma simplificada o trabalho realizado pelo fisiologista com jogadores de futebol de alto nível?

Renan: Posso falar que a fisiologia aplicada ao esporte coletivo e a parte do treinamento são muito próximas, e ao longo do tempo, desde quando comecei como auxiliar de preparação física do Roberto na Copagril, onde já fazíamos algumas avaliações e treinamentos de força, já sentia a necessidade de compreender como o como o corpo do atleta respondia a esses estímulos. Hoje, basicamente, a fisiologia envolve o entendimento das respostas perceptuais do atleta, como está seu nível de sono, de cansaço, dores musculares, associadas a respostas bioquímicas do atleta, como sintomas fadiga e inflamações após 24 ou 48 horas depois de um jogo. Monitoramos a parte neuromuscular para saber se ele está diminuindo ao aumentando a altura de um salto durante a semana, por exemplo. Fazemos uma compreensão das informações que os atletas percorrem no treino ou no jogo, através de dispositivos de GPS, avalia de que maneira o coração, que chamamos de carga interno, está sendo afetado, então a fisiologia, basicamente, embora seja complexa, colhe essas informações e dá um ‘feed back’ para a preparação física e treinador de uma ideia de treinamento, então a fisiologia e preparação física caminham juntas, porque a partir destes dados teremos tomadas de decisões, como o tipo de atividade, a carga e a intensidade que o atleta fará no treinamento e como será a reação de seu corpo perante ao estímulo proposto.

Você tem grande experiência com atletas de outros esportes, como futsal, tênis e vôlei de praia. De que maneira é elaborada o trabalho com cada tipo de atleta? A preparação física é muito diferente em cada caso?

Renan: Para cada modalidade existe uma especificidade daquilo que o atleta realiza em jogo. Se entendermos a complexidade e as capacidades de condicionamento de cada um desses esportes, há um direcionamento maior para um modelo ou outro de treinamento. No futebol, o atleta precisa de resistência para suportar os 90 minutos, precisa de força no arranque, nos chutes e cabeceio, e também de velocidade, para chegar antes na bola, mas tem peculiaridades devido à dimensão do campo e na distância percorrida, em média 10 quilômetros. No futsal, embora tenha uma característica parecida com o futebol em termos de gesto técnico, o stress causado dentro do jogo, com muita intensidade, frenagem e mudança de direção, muda um pouco até pela dimensão do campo e demanda dos atletas. Já no tênis, o atleta faz muitas ações de acelerar e frear, rotações de tronco, movimentos curtos, embora possa ser de minutagem mais longa. No vôlei de praia, no qual tive uma experiência no último ciclo olímpico e fizemos um estudo divulgado em revista internacional mostrando qual é a demanda de um atleta, que corre cerca de 2.500 metros, mas com muitos saltos e na areia, que não gera tanto stress no corpo. Então para cada modalidade tem que haver uma compreensão e existe uma especificidade e direcionamento de treinamentos, tanto de quadra como de força.

 

O fato de ter sido atleta e ter irmãos ligados ao futebol e futsal facilitaram a escolha por trilhar esse caminho da Educação Física? E de que maneira mantém a relação com o esporte rondonense após alguns anos estudando e trabalhando em outras cidades?

Renan: Com certeza. Toda essa escolha profissional tem uma relação muito grande com a parte pessoal, tanto na infância como na adolescência. Acompanhei muito o Roberto jogando profissionalmente, indo para o estádio, torcendo, com aquele sonho de ser jogador, vivenciar o vestiário, foi criando essa vontade. O Robson, por ser treinador, também ter jogado, com a própria academia, envolvido com exercício e treinamentos, fizeram escolher de ter me tornado profissional de Educação Física. Embora o sonho, em um primeiro momento, era ser atleta, jogador de alto rendimento, ao longo do tempo as escolhas foram conduzidas pelo lado profissional, e Marechal me proporcionou isso. Sou grato aos professores que entraram em minha vida e me conduziram a sempre estar envolvido na prática esportiva. Em um primeiro momento mais na parte de desempenho, depois na parte social e hoje é meu ambiente de trabalho, o esporte é minha vida hoje, então essa relação é muito importante nas minhas escolhas profissionais.

 

Ter a oportunidade de trabalhar com o futebol profissional, mesmo que seja fora das quatro linhas, cumpre de alguma maneira o sonho de quase todo menino que cresceu jogando bola, como também foi seu caso, de ser jogador?

Renan: Já comentei muito sobre isso com colegas, tanto na Ferroviária como no Tubarão, parece que em certos momentos não é seu trabalho, mas algo que faz parte daquilo que você realmente gosta. Futebol também é muito cansativo, estressante, não tem final de semana, feriado, cada jogo é uma relação muito grande de emoção com desempenho, então tem essa questão que mistura um pouco, trabalhar com algo que você sempre gostou, isso faz muito sentido. É diferente de ser uma escolha profissional. Quando trabalhava como professor universitário, era algo que gostava, mas confesso que trabalhar com esporte de alto rendimento, com atletas, e ver o resultado esportivo e ver isso relacional com a emoção, cumpre um pouco daquele desejo que lá atrás não foi realizado. O futebol e o futsal tem um pouco disso, grande parte dos profissionais que acabam envolvidos e trabalhando com esporte de alto rendimento é porque em algum momento não tiveram o sucesso esportivo individual, e buscam, por gostarem da modalidade, incessantemente a melhora da performance atlética, então posso dizer que sou uma pessoa privilegiada. Minhas escolhas e aquilo que conquistei lá atrás me trouxeram até onde estou hoje. 

Antes de fechar, um recado especial para a família. "Agradeço muito aos meus pais, João Nunes e Lori Hartmann, e aos meus irmãos Roberto, Robson, Rosana e Rodrigo. Família é a base de tudo, sem o suporte deles não estaria onde estou", finaliza.

fotos: arquivo pessoal

Oferecimento: 


 
Mais notícias
Com Grilo artilheiro e Valmírio salvador, Lotérica Rondon despacha favorito na Copa Amizade AABB
Postado em: 19/04/2024 :: Teve início nesta quinta-feira (18), a fase quartas de final da 2ª Copa Amizade de Futebol Sete AABB/ Jaclani Esportes, competição organizada pela Associação At...
Em reedição da última final, Aimoré recebe AABB neste sábado; Assemar e Masterway jogam domingo
Postado em: 19/04/2024 :: Duas partidas irão complementar neste final de semana a 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador - Copa Sicoob Confiança/ Chopp Verde organizado pela Liga Rondonense de E...
Com show de Erica, AACC/ Prefeitura de Marechal Rondon vira sobre Londrina na abertura da Série Ouro
Postado em: 18/04/2024 :: Após deixar escapar algumas oportunidades, enfim saiu, e de maneira que certamente ficará na história, a primeira vitória fora de casa da AACC Copagril/ Prefeitura de Marec...
Mata-mata da 2ª Copa Amizade de Futebol Sete AABB começa hoje com três jogos
Postado em: 18/04/2024 :: Chegou a hora da verdade na 2ª Copa Amizade de Futebol Sete AABB/ Jaclani Esportes, competição organizada pela Associação Atlética Banco do Brasil de Marechal R...
2ª Corrida Rústica do Trabalhador terá roteiro diferenciado e novidades
Postado em: 18/04/2024 :: O presidente da Associação dos Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon (Assemar), Adriano Freitag, o diretor-esportivo, Jean Lara, e a vice-tesoureira, Marcia Monteiro, es...