Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias
Associação Saúde Nota 10: há 5 anos melhorando a vida da população em Porto Mendes

Postado em: 31/12/2021

Associação Saúde Nota 10 conta atualmente com 110 participantes
 

Retribuir um pouco do amor recebido desde que eram crianças e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida das pessoas que sempre lhes acolheram. Com esse propósito, os primos Ademir, o Ade, e Graciele Biesdorf coordenam, desde 2017, o projeto da Associação Saúde Nota 10, que atende atualmente um considerável grupo de 110 participantes, formado em sua grande maioria por idosos do distrito de Porto Mendes.

Iniciado há cinco anos com uma turma de 15 participantes, o projeto ‘oficializou’ a ideia da enfermeira Graciele, que organizava caminhadas na prainha com um pequeno grupo de idosos e convidou o educador físico Ademir para participar das atividades. A ideia ganhou forma, se transformou em associação em fevereiro de 2017, e tem crescido a cada ano. Com atividades físicas e recreativas, sempre monitoradas por profissionais de saúde que colaboram voluntariamente com o projeto, os encontros acontecem duas vezes por semana, às terças-feiras e aos sábado, no ginásio de Esportes e no Parque de Lazer de Porto Mendes, com uma média de 80 alunos por aula.

“Que a atividade física tem inúmeros benefícios todos sabemos. Mas, a partir de uma determinada idade, ela é essencial na prevenção de algumas doenças bem como no fortalecimento do sistema muscular, evitando lesões e aliviando dores articulares. As atividades são divididas em aulas recreativas através de muitas brincadeiras e trabalhos para a melhora do condicionamento físico, da força muscular, coordenação motora, agilidade, lateralidade etc”, explica Ademir, já comemorando uma conquista que será realizada em 2022. “Ao longo dos anos conseguimos muitas coisas. Hoje a Associação possui todos os materiais necessários para as atividades e em 2022 vamos realizar um grande sonho de todos os participantes: teremos uma academia própria para a Associação, mais uma grande conquista de todos”, enaltece.

Relação afetiva

Aos 37 anos, Ade reconhece que a relação com o distrito desde a infância contribui para que a dedicação aos ‘vovôs’ seja cada vez maior. “Acredito que o sucesso do projeto é devido ao amor e a ligação que temos com o distrito. Nasci e me criei aqui então tenho uma forte ligação com a comunidade. Não só eu, como também a enfermeira Graciele, que também tem raízes no distrito de Porto Mendes, e temos uma grande oportunidade de retribuir o amor que sempre recebemos. É gratificante poder participar como professor e cuidar de quem um dia nos cuidou. A população idosa merece todo o carinho e respeito de todos. Só aprendemos com eles, são pessoas maravilhosas que têm muitas histórias de vidas bonitas e muitas coisas para nos ensinar”, comenta Ade.

Idealizadora do Saúde Nota 10, a enfermeira Graciele Biesdorf define. “Trabalhar por um projeto como esse nos demonstra que o mundo pode ser melhor se cada um fizer um pouquinho. A cada encontro as energias se renovam e ver essa ideia crescendo nos traz muita alegria”.

Parcerias

Para manter o projeto funcionando em plena forma e entregar aos alunos a qualidade das atividades que eles merecem, a Associação Saúde Nota 10 conta com uma extensa lista de colaboradores e voluntários, a quem o idealizador dedica grande parte do sucesso do projeto. “A Associação conta com o apoio de muitos voluntários que ajudam nas atividades, temos uma diretoria formada por cerca de 15 pessoas que trabalham em prol do nossos projeto. Também temos o apoio da AACC Copagril, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde, Cresol, C3 Assessoria Contábil, Dr Alciney, Alken Bier, Tadeu Materiais de Construção e da imprensa que sempre ajuda a mostrar esse projeto. Só temos a agradecer a todos que de uma maneira ou de outra colaboram com esse trabalho que vem fazendo a diferença na população idosa do distrito de Porto Mendes. Nosso muito obrigado a todos”, complementa Biesdorf.

Alunos ativos e felizes

Manter-se ativo, física e mentalmente, é grande parte do segredo de envelhecer com saúde e prolongar a vida ao lado das pessoas que amamos. E nessa turma da Associação Saúde Nota 10 é fácil encontrar exemplos de pessoas que dedicam às atividades realizadas uma vida feliz e saudável, seja ela após os 60, 70 ou até mesmo os 100 anos.

Mais ‘experiente’ da turma, a dona Rosina Vasselai, de 99 anos, demonstra que não quer parar tão cedo, e vê nas aulas a oportunidade de manter acesas amizades de décadas. “Eu gosto muito do projeto mesmo com quase 100 anos participo toda semana, é claro não consigo fazer tudo o que o professor passa, mas daí eu sento e fico apreciando os outros. Gosto também de conversar com minhas amigas. É muito bom tudo o que está sendo feito. Quero agradecer ao professor Ade e a enfermeira Gra, que fazem isso por nós, e ano que vem estamos junto novamente”, garante.

Quem também é presença certa nas aulas é a filha de Rosina, Terezinha Odorizzi, de 74 anos, que fala em nome dos demais participantes a respeito da importância que o projeto para o distrito. “Tenho certeza que esse projeto é muito bom para toda a população de Porto Mendes. É um ótimo caminho para todas as idades, não são apenas idosos que participam. É um projeto que faz bem, não tem apenas atividades físicas, mas também a confraternização, que é algo muito bom e faz bem para o corpo e para a cabeça. Agradecemos muito ter essa oportunidade aqui em Porto Mendes. O professor Ademir e a enfermeira Graciele, que também está sempre presente, são pessoas maravilhosas, e graças a eles temos esse grupo muito bonito aqui em Porto Mendes. Acredito que todos os participantes gostam muito, pois nosso grupo só cresceu a cada ano”, destaca.

A mesma opinião sobre a importância do projeto na vida dos idosos de Porto Mendes e região é notada nas falas de outros dois alunos que também são figurinhas carimbadas nas aulas. “Participo do projeto há quatro anos e essa foi a melhor coisa que aconteceu para nós em Porto Mendes. As atividades melhoraram muito nossa saúde e nossa qualidade de vida e espero que esse projeto continue por muitos anos”, sugere o senhor Erwin Frare, de 80 anos, morador da Linha Cunha Porã.

 

“Estou muito feliz em participar desse projeto. As atividades são ótimas e nos ajudam na nossa saúde. Recomendo esse projeto a todas as pessoas que querem ser muito mais felizes”, complementa Ingelore Hoppe Wohlfahrt, de 64 anos, que reside em Porto Mendes.

Na praia

Em outubro, 10 integrantes da Associação Saúde Nota 10 integraram a delegação que representou Marechal Rondon nos Jogos da Integração do Idoso, em Pontal do Paraná, evento promovido pelo Governo do Paraná. Lá, os alunos participaram, durante uma semana, de diversas atividades recreativas e esportivas, como vôlei gigante e dança.

A volta

As atividades da Associação Saúde Nota 10 tiveram uma pausa nas últimas semanas para as festividades de final de ano, mas já estão confirmadas para retornarem no dia 25 de janeiro, terça-feira. A participação é gratuita, e basta aos interessados irem até o ginásio de Esportes de Porto Mendes, a partir das 8h, e preencherem a ficha de inscrição. 

fotos: divulgação

Oferecimento:

 
Mais notícias
Troféu Harraldo Altmann define confrontos semifinais
Postado em: 24/04/2024 :: Foi encerrada nesta terça-feira (23), com dois jogos no ginásio Ney Braga, a fase de classificação do Campeonato Municipal de Voleibol 2024 – Troféu Harraldo A...
Entre Rios do Oeste fica em 6º lugar geral nos Jogos Regionais do Idoso
Postado em: 24/04/2024 :: Mais de 320 atletas, representantes de 12 municípios da região, participam da 2ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). A abertura oficial do evento aconteceu na ...
Atletas de Marechal Rondon falam dos preparativos para o 1° Campeonato Natural Bodybuilder
Postado em: 24/04/2024 :: Os atletas Diego Sartori e Luana Orssato, de Marechal Cândido Rondon, estiveram no Jornal O Presente, na terça-feira (23), para participar do programa Arena O Presente. Na oportunidade, ...
Inscrição para o Futsal dos Jogos Comerciários segue até dia 30; confira as datas
Postado em: 23/04/2024 :: Trabalhadores do comércio, empresários ou dependentes já podem se programar para a disputa de mais uma edição dos Jogos Comerciários, competição...
3ª Copa Karl Schmidt de Futsal está com inscrições abertas
Postado em: 23/04/2024 :: Encontram-se abertas até o dia 02 de maio (quinta-feira), as inscrições à 3ª Copa Karl Schmidt de Futsal, que oportuniza disputas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12 ...