Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias
Única mulher e jogador mais jovem, dupla Vanessa e Jota será atração no 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei

Postado em: 25/10/2021

Vanessa e Jota intensificaram os treinos de olho no 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei

Primeiro grande evento da modalidade realizado em Marechal Rondon, o 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei se aproxima. Nos dias 30 e 31 de outubro, a Associação Atlética Banco do Brasil vai receber grandes atletas da região e também nomes renomados no cenário internacional, como os campeões mundiais de 2016, os paraguaios Esteban e Fernando Lugo, o Choreì, que vão disputar a principal categoria do evento, a Classe Open.

Mas o futevôlei é um esporte democrático e abre espaço para todos os níveis de praticantes. Por isso, as categorias Intermaster e Iniciante também estarão presentes no evento que já é considerado um marco na história do esporte rondonense.

E no meio de tantas feras, uma dupla já chama atenção antes mesmo da bola subir na Arena AABB: Vanessa Fiori, a única mulher inscrita na competição, e João Vitor Rosa, o Jota, atleta mais novo, mostrarão que o futevôlei é, de fato, um esporte para todos.

“Meu início do futevôlei se deu por acaso. Meu irmão mais velho, Odair, mora no Mato Grosso e pratica o esporte. Nas suas férias de final de ano veio para o Paraná e precisava de praticantes para continuar os treinos. Meu pai Oneides, como também gosta do esporte, decidiu construir uma quadra nos fundos de casa para jogarmos e passarmos mais tempo em família. No início utilizávamos a quadra para jogos de vôlei, porém, meu irmão decidiu me ensinar alguns fundamentos e começamos a brincar. Tomei gosto pelo esporte, comecei a olhar vídeos de jogos, torneios, dicas na internet e sempre que possível marcávamos jogos. Meu pai e meu irmão têm papel fundamental na minha evolução, sempre me ajudaram e me incentivaram a jogar”, relata Vanessa, de 27 anos.

Dona de uma técnica apurada, que lhe garante jogar com extrema desenvoltura entre os ‘marmanjos’, Vanessa vive a expectativa de primeira experiência em uma competição oficial de futevôlei. “Estamos bastante ansiosos pela participação no torneio, que será o primeiro para ambos. Estamos treinando três vezes na semana. Independente do resultado, será uma boa experiência que vamos adquirir e espero estar influenciando positivamente as meninas que iniciaram no esporte a seguirem treinando”, destaca, enaltecendo o trabalho realizado pelos professores voluntários de futevôlei, que atendem dezenas de mulheres iniciantes na modalidade. “Em agosto fui convidada pelo Ivan Martins a participar de um projeto para iniciarmos o futevôlei feminino em Marechal. O projeto é um sucesso e já conta com a participação de trinta mulheres. Tenho muita paixão pelo esporte, é muito gratificante ver as meninas evoluindo e o papel fundamental dos nossos professores Ivan, Beto, Sandrão e Ari, que auxiliam nos treinos”, afirma.

Enquanto se prepara para a disputa de seu primeiro torneio ao lado de Jota, Vanessa já imagina participar de eventos com um número maior de mulheres a partir do próximo ano. “Estamos treinando muito os fundamentos e ao final de cada treino estão sendo feitas simulações de jogos para que se tenha desenvolvimento na quadra, noção de tempo de bola, decisão rápida e movimentação em quadra. Esperamos que a partir do ano que vem possamos contar com a participação das mulheres nos torneios”, acredita a bancária, que comemora também o fato de uma bola exclusiva para as mulheres ser lançada para ajudar no desenvolvimento das meninas. “A bola é extremamente leve e macia, excelente para jogar, não machuca. As mulheres gostaram muito. Para nós isso significa uma grande conquista”, expõe.

‘Calouro’ da turma

Outro novato no futevôlei, mas também com muita intimidade com bola, João Vitor Rosa, o Jota, será o companheiro de Vanessa no 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei. Atleta com uma trajetória ligada ao futsal, consequência da ligação próxima de seu pai, o professor Eder Melo, com a modalidade, o jovem de 18 anos será o participante mais novo do evento. “Comecei a jogar ano passado devido a pandemia, fui aprendendo e gostando do esporte, e disputar um campeonato será muito legal, tanto para aprendizado quanto para competir e obter um bom resultado”, frisa Jota, que também destaca a participação de Ivan Martins na sua aproximação com o novo esporte e na evolução de sua dupla. “Eu e a Vanessa estamos treinando com o professor Ivan, que está nos dando fundamento e trabalhando no entrosamento da dupla. Jogo futsal, então o futevôlei é um desafio pra mim, porém é uma modalidade que despertou bastante interesse, ainda mais jogando ao lado da Vanessa, que joga muito bem. Acredito que teremos um bom campeonato pela frente”, observa o estudante de Administração, que deixa em aberto qual esporte vai priorizar no futuro. “Estou apenas começando o futevôlei, creio que estou evoluindo e tendo bastante êxito nos treinos, mas estou indo aos poucos, meu foco ainda é o futsal. Mas nunca se sabe”, finaliza.

O torneio

Um evento que deverá ficar marcado na história do esporte rondonense e certamente irá alavancar ainda mais uma modalidade que a cada dia ganha mais adeptos. Nos dias 30 e 31 de outubro, a Associação Atlética Banco do Brasil, com apoio da Prefeitura de Marechal Rondon e Federação de Futevôlei do Estado do Paraná (FFVEP) irá realizar o 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei, competição que irá reunir atletas da elite da modalidade.

Serviço

Para participar do 1º Torneio Kagiva/ AABB de Futevôlei, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, os atletas interessados podem entrar em contato com os seguintes organizadores: Ivan Paulista (45 99963 8867), Ari (44 99997 9870), Sandrão (44 99803 3809) e Vini (45 99956 3241).

O valor da inscrição é R$ 120,00 por dupla, com direito a camiseta do torneio para cada atleta. Nas categorias Iniciante e Intermaster haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados, e na Classe Open para as quatro melhores duplas da competição.

fotos: Gustavo da Cunha/ site Olhonabola - crédito obrigatório

Oferecimentos:

  


 
Mais notícias
AACC/ Prefeitura de Marechal Rondon vai a Londrina para estreia na Série Ouro
Postado em: 16/04/2024 :: Vai iniciar a temporada oficial da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon. Nesta quarta-feira (17), a equipe comandada pelo técnico Jean Model vai até Londrina para visitar a equip...
Rondonense Guilherme finaliza preparação para defender o Coritiba no Sul-Brasileiro
Postado em: 16/04/2024 :: O atacante rondonense Guilherme Vicente, o Gui, intensificou nesta semana sua preparação para a disputa da 1ª fase da BG Prime Sul-Brasileiro, competição que envolve 1...
4º Campeonato Regional de Futebol Suíço de Alto Santa Fé prossegue nesta quinta-feira
Postado em: 16/04/2024 :: Terá sequência nesta quinta-feira (18), com a realização da 2ª rodada, a fase de classificação do 4º Campeonato Regional de Futebol Suíç...
1º Cumbuca Amigas do Beach reúne 48 atletas na AABB
Postado em: 15/04/2024 :: As recém inauguradas quadras de beach tennis da Associação Atlética Banco do Brasil estiveram movimentadas na noite da última sexta-feira (12), quando 48 mulheres de...
Em casa! Rondonense Gilmar Debus, o Batata, conquista etapa do Circuito Sesc de Corridas
Postado em: 15/04/2024 :: Quando passou pela linha de chegada após exatos 37’06’’, com os abraços abertos para comemorar, e logo em seguida fechados para dar um abraço apertado em sua fil...