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Secretaria de Esportes de Pato Bragado se programa para retomada das atividades nas categorias de base

Postado em: 22/02/2021

O secretário da pasta, Kleber Luiz Duarte explica que a retomada gradual irá ocorrer em razão dos baixos índices de casos da doença no município.
 

A Secretaria de Esportes e Lazer de Pato Bragado programa para o início de março, a retomada das atividades dos projetos esportivos, interrompidas no primeiro trimestre de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Para que o retorno ocorra de acordo com as medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública, foi elaborado e aprovado um plano de retomada gradual das ações por uma comissão Municipal de Gerenciamento do Plano de Contingência da Saúde Pública Municipal e Comitê de Enfrentamento à Covid-19, com base nas notas orientativas, nº 10/2020 e nº 46/2020, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).


O secretário da pasta, Kleber Luiz Duarte explica que a retomada gradual irá ocorrer em razão dos baixos índices de casos da doença no município. Segundo ele, a prática de atividades físicas, realizadas de forma sistemática regular e orientada, possui caráter essencial na prevenção de doenças e na promoção e recuperação da saúde.

Conforme o secretário, no contexto da pandemia, reafirma-se a importância de promover a prevenção e mitigação dos efeitos nocivos à saúde, provenientes da Covid-19, pois a prática regular de atividades físicas, estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência orgânica e reduz o estresse e a ansiedade. “Sabemos que teremos um ‘novo normal’ e muitas adaptações serão necessárias na retomada das atividades esportivas que começarão com treinamentos das categorias de base (a partir dos seis anos), nas modalidades de futsal, voleibol, futebol de campo e judô”, expõe.

INCRIÇÕES

As inscrições iniciam nesta segunda-feira (22), seguindo até quarta-feira (24), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 20 horas, no Ginásio de Esportes O Bragadinho. Devem ser realizadas pelos pais ou um responsável legal, mediante preenchimento de autorização para o retorno às atividades esportivas.

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS

- Capacitação dos servidores responsáveis pela limpeza dos ambientes que será realizada pelo técnico de Segurança do Trabalho e acompanhado pela Vigilância Sanitária;
- Higienização dos materiais a cada final dos treinamentos e troca dos alunos;
- Funcionários, professores, instrutores e estagiários deverão, obrigatoriamente, usar máscara, sendo que os funcionários da limpeza também deverão usar luvas;
- Os alunos deverão chegar cinco minutos antes da sua atividade (para evitar acúmulo de pessoas nos espaços estabelecidos) e deverão utilizar álcool gel para higienização das mãos e tapete sanitário, ambos fornecidos pela Secretaria;
- Será verificada a temperatura corporal antes de entrar no ambiente do treinamento, sendo que em casos de temperatura igual ou maior que 37.1° e/ou apresentando sintomas gripais, o professor terá a responsabilidade de pedir para que o mesmo vá para casa e comunique seus pais e que tomem as medidas cabíveis;
- Proibido abraços, apertos e toques com as mãos;
- Roupas, instrumentos e materiais diversos não devem ser compartilhados;
- Proibido acompanhantes nas aulas;
- Os bebedouros do Ginásio de Esportes O Bragadinho, Centro Poliesportivo Cristal ficarão lacrados. Portanto, os alunos deverão trazer suas garrafas com água e não compartilhar;
- Proibido qualquer tipo de lanche;
- Os professores deverão sair de sua casa (com roupas e calçados limpos) e vir diretamente para o local de trabalho, sendo proibido parada em qualquer tipo de estabelecimento e/ou saídas durante o período de aulas;
- Todos os alunos deverão vir com o cabelo higienizado, meninas com ele amarrado ou coque;
- Os pais devem orientar os filhos a irem no banheiro em casa, antes das atividades para ter o menor uso possível desse espaço;
- Ter disponível nos banheiros sabão, toalha papel ou álcool gel;
- Ter máscaras descartáveis para alunos que, por ventura, esquecerem, extraviarem ou a tornaram inutilizável;
- Os alunos só iniciam a atividade com a autorização preenchida pelos pais e/ou responsável legal;
- Cada instrutor, professor ou estagiário deverá possuir uma lista nominal diária dos alunos que participaram das atividades para fornecer à Secretaria, caso aconteça entre estes, algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19;
- Ocorrendo a confirmação de um caso de Covid-19, os alunos que tiveram contato direto com o/a infectado/a, seguirão os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde;
- Evitar contato físico entre alunos, superfícies em locais públicos ou de uso comum;
- Restringir a participação de usuários de grupos de risco, como portadores de doenças crônicas, idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, obesos graves (IMC>40) e imunodeprimidos, elaborando preferencialmente planos de atividades que possam ser realizados em casa, priorizando o distanciamento físico;
- Evitar aglomerações antes, durante e após as práticas de atividade física;
- A lista de presença será diária.

AFASTAMENTO DAS PESSOAS
- Antes, no intervalo e após a prática esportiva, deverá ser mantido o afastamento físico de um metro e meio entre os praticantes, inclusive nos deslocamentos e durante o aquecimento;
- As cadeiras e bancos devem ser ocupados de maneira intercalada, devendo haver marcação para indicar, da mesma forma, o afastamento de um metro e meio, entre os praticantes.

HIGIENE DAS MÃOS E INSTALAÇÕES
- O estabelecimento deve oferecer condições para higienização das mãos, quantas vezes for necessário. Os frascos/dispensadores de álcool gel 70% devem ser amplamente distribuídos em pontos estratégicos e de fácil acesso, como próximo às portas, quadras, corredores, sanitários, vestiários, recepção, entre outros;
- É recomendável que as pessoas se desloquem o mínimo possível para encontrar um dispensador de álcool gel 70%;
-As instalações que serão utilizadas são o Centro Poliesportivo Cristal, Ginásio de Esportes O Bragadinho e a quadra com grama sintética;
- Durante o horário de funcionamento do estabelecimento, deve ser realizada a limpeza geral e a desinfecção de todos os ambientes pelo menos duas vezes por período (matutino, vespertino e noturno), conforme estabelece a nota orientativa Sesa n° 01/2020;
- A frequência de limpeza e desinfecção deve ser intensificada a depender do dimensionamento do local e do número de pessoas circulantes;
- A limpeza e desinfecção dos sanitários e de todas as superfícies frequentemente tocadas, devem ser intensificadas;
- Os acessórios usados para prática dos esportes, devem ser desinfetados com álcool 70%, ou outro produto similar, obrigatoriamente antes, durante (nos intervalos) e após cada uso;
- Fica obrigatória a disponibilização dos produtos e insumos a serem utilizados, os quais devem estar dispostos em pontos estratégicos e com facilidade de acesso para o usuário. Devem ser repassadas orientações sobre essa prática a todos os frequentadores e a mesma deve ser rigorosamente observada durante todo o período de funcionamento;
- Dispositivos descartáveis devem ser utilizados pelos praticantes para a limpeza de acessórios esportivos após a utilização;
- A desinfecção realizada pelos praticantes nos acessórios e equipamentos ao término de cada atividade, não substitui em hipótese alguma, a desinfecção que também deve ser realizada pelos estabelecimentos em todas as superfícies e ambientes, pelo menos duas vezes por período;
- Todos os locais fechados serão desinfetados no intervalo entre uma turma e outra, que será de 15 minutos;
- Todos os locais fechados estarão sempre arejados e contarão com tapete de desinfecção na entrada, totens com acionamento pelo pé com álcool em gel a 70%, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis. Também serão higienizados e limpos de acordo com protocolo montado pelo técnico em segurança do trabalho do município.

ESTRUTURA DOS TREINAMENTOS
- Todas as modalidades e atividades ofertadas pela Secretaria de Esportes e Lazer terão seções de treinamento de, no máximo, 45 minutos de duração, trabalhando com cargas de leve a moderado, preconizando exclusivamente atividades técnicas e físicas, a modo de evitar a proximidade entre os atletas/alunos e o contato físico;
- Os atletas serão divididos em turmas com menor número (dependendo do local em que ocorre o treinamento), tendo como base o espaço de 10 m² por pessoa para a realização de atividades, sendo futsal - 10 alunos, voleibol - 12 alunos, futebol - 18 alunos e judô - 6 alunos por turma.
- Cada turma será atendida duas vezes por semana.

assessoria prefeitura de Pato Bragado

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