Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias
Pato Bragado manterá na antiga UBS adequações para preservação da saúde em face do novo coronavírus; cidade busca suspensão das medidas restritivas

Postado em: 03/07/2020

Complexo possibilitará o atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população

Edificações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), quanto o Pronto Atendimento (PA) estão praticamente concluídas. Mudanças devem ocorrer após pandemia, mantendo assim, a estrutura criada para atendimento emergencial inicial de Covid-19  

As edificações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento (PA) em Pato Bragado estão em processo de conclusão. O complexo possibilitará o atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população.  Soma cerca de 850 m² e tem investimentos dos governos federal, estadual e municipal.

A nova UBS comporta salas para consultórios clínicos, imunização e demais procedimentos, entre outros setores. Já o PA (em fase terminal) será exclusivo a pacientes do município para atendimento a situações de urgência e emergência. Conta com sala de acesso, bem como para enfermagem, exames diferenciados, aplicação de medicamentos, observação infantil, feminina e masculina, inalação, suturas e curativos, espera, recepção, entre outros locais.

Conforme a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, mais um passo será dado na sexta-feira (03) para contratação de empresa para fornecimento e instalações de padrões de energia, ampliação e adequação de rede elétrica de alta tensão, sendo que o município também está providenciando o início do processo licitatório para instalação de móveis sob medida no PA.  Segundo ela, por serem obras construídas pelo Estado e Governo Federal, qualquer intervenção do poder público do município deve ser informada aos órgãos responsáveis pelo repasse dos recursos o que acaba causando certa morosidade. 

A secretária afirma ainda que por conta das medidas determinadas para a preservação da saúde e da vida em face do novo coronavírus, as instalações da UBS atual foram adequadas e enquanto durar a pandemia, por questões de segurança pública, não será realizada a mudança de local. “Além disso contamos com toda equipe centrada nos trabalhos preventivos”, completa.

A unidade passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação. A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.

Pato Bragado busca, junto à Amop, suspensão da aplicabilidade das medidas restritivas do decreto estadual 

A administração de Pato Bragado encaminhou na manhã de hoje (02), ofício ao presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rineu Menoncin, informando a situação epidemiológica de Covid-19 no município. O documento visa instruir o processo pleiteado pela Amop pela suspensão da aplicabilidade do decreto estadual, nº 4.942/2020, em âmbito municipal.

No ofício constam informações acerca do último boletim de coronavírus em Pato Bragado, publicado na tarde de ontem (1º). O boletim apresenta 04 casos confirmados, sendo três já recuperados, 40 negativos, 37 em isolamento e 11 suspeitos. 

O documento também se utiliza do coeficiente de incidência por 100 mil habitantes que foi calculado considerando a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020. Nesse sentido Pato Bragado apresenta um coeficiente de incidência de 72/100 mil e a incidência da 20ª regional de Saúde que abrange 18 municípios é de 508/100 mil. Portanto, o município se mantém em alerta, mas abaixo da incidência estadual. 

O texto cita ainda que não foram registrados óbitos no município, que a taxa de internação pela doença está em zero porcento e de que os casos confirmados tiveram tratamento domiciliar não necessitando de internação.

São comunicados também os testes disponibilizados, vagas e a taxa de ocupação hospitalar, as formas de fiscalização e desinfecção realizadas em locais com maior circulação de pessoas, salientando que os comerciantes e a população estão colaborando para manter este quadro em situação favorável e pelo funcionamento regular do comércio, considerado não essencial pelo decreto estadual.

A conclusão é de que com todas as medidas de prevenção já tomadas, orientações e fiscalização que o município está realizando, a situação está controlada.

assessoria prefeitura de Pato Bragado

Oferecimento:

 
Mais notícias
Inscrição para o Futsal dos Jogos Comerciários segue até dia 30; confira as datas
Postado em: 23/04/2024 :: Trabalhadores do comércio, empresários ou dependentes já podem se programar para a disputa de mais uma edição dos Jogos Comerciários, competição...
3ª Copa Karl Schmidt de Futsal está com inscrições abertas
Postado em: 23/04/2024 :: Encontram-se abertas até o dia 02 de maio (quinta-feira), as inscrições à 3ª Copa Karl Schmidt de Futsal, que oportuniza disputas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12 ...
AACC/ Prefeitura de Marechal Rondon fatura em casa título do Circuito Oeste
Postado em: 22/04/2024 :: Dominante nos últimos anos, a equipe masculina da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon conquistou neste domingo (21) mais um título do Circuito Oeste de Futsal – categoria ...
Prefeitura de Marechal Rondon/ ACB/ AACC faz dobradinha na Copa Foz sub-14
Postado em: 22/04/2024 :: Foi disputada neste final de semana (19 a 21), na cidade de Foz do Iguaçu, a Copa Foz de Basquete sub-14, competição que contou com equipes do Paraná, Rio Grande do Sul, Sa...
Sub-8 da AACC lidera 1ª fase do Paranaense; Feminino empata no RS pela Copa do Brasil
Postado em: 22/04/2024 :: A equipe sub-8 da AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Rondon disputou neste final de semana (19 e 20) em Medianeira, a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Futsal. Pelo Grupo D, a equipe coman...