Selecione sua Região
Buscar Notícias

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias
Técnico Marquinhos Xavier será homenageado com título de Cidadão Honorário rondonense

Postado em: 12/03/2018

Marquinhos fez história em Marechal Cândido Rondon como técnico da Copagril Futsal

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou no dia 5 de março o projeto de decreto-legislativo 01/2018, que concede o título de Cidadão Honorário do município ao técnico de futsal Marcos Xavier de Andrade (Marquinhos Xavier). A proposta de concessão da honraria, de autoria dos vereadores Arion Nasihgil e Valdir Port (Portinho), foi aprovado por unanimidade. A data da sessão solene ainda será definida.

De 2009 a 2014, Marquinhos fez história em Marechal Cândido Rondon como técnico da Copagril Futsal. Sob seu comando, a então pequena equipe ficou conhecida e respeitada em todo o país, sendo motivo de orgulho para os cidadãos rondonenses.

Treinando o time de Marechal Cândido Rondon, Marquinhos conquistou o Bicampeonato Paranaense em 2009 e 2013, e o Campeonato da Copa dos Campeões do Paraná em 2014. Em 2010, sagrou-se vice-campeão da Liga Nacional de Futsal e, no ano seguinte, da Superliga de Futsal. Neste período, a Copagril Futsal disputou 378 jogos, sendo 212 vitórias, 71 empates e apenas 95 derrotas. No total, foram 1.097 gols marcados contra apenas 633 sofridos.

Seleção Brasileira

O em breve Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon já foi eleito duas vezes o Melhor Técnico da Liga Nacional de Futsal e indicado duas vezes ao prêmio de Melhor Técnico de Futsal do Mundo pela Futsalplanet.

Atualmente, Marquinhos é o técnico da Seleção Brasileira de Futsal e também da Associação Carlos Barbosa (ACBF), principal time da modalidade no país.

Entre os principais títulos já conquistados como técnico destas duas equipes estão: bicampeão da Copa Cataratas – Foz do Iguaçu 2015, bicampeão do Torneio Internacional de Gramado 2015/2016, campeão gaúcho da Série Ouro 2015, campeão da Liga Nacional de Futsal 2015, campeão da 43ª Taça Brasil de Clubes 2016, vice-campeão do Mundial de Clubes – Doha/Qatar 2016, campeão da Supercopa dos Campeões 2017, campeão da Conmebol Libertadores de Futsal – Lima/Peru 2017, campeão da Liga Sul-Americana de Futsal – Bogotá/Colômbia 2017 e Campeão do XI Gran Prix de Futsal 2018.

Referência

Conforme os vereadores Arion e Portinho, Marquinhos tornou-se referência para Marechal Cândido Rondon, incentivando centenas de crianças a praticarem o futsal. “Ele criou uma nova paixão em Marechal Cândido Rondon e tornou a equipe da Copagril a grande potência que é atualmente no futsal brasileiro”, destacam.

Eles citam que, embora não esteja mais residindo no município, o técnico é casado com a rondonense Daniana Schneider e pai dos meninos Pedro e Leonardo. “Marquinhos não deixou Marechal Cândido Rondon para trás, pois criou verdadeiros laços com essa terra”, enaltecem os autores da homenagem, lembrando que o treinador visita frequentemente a cidade.

Em 2014, por iniciativa do vereador Arlen Güttges, Marquinhos já foi condecorado pelo Poder Legislativo com a Medalha de Honra ao Mérito.

O treinador é natural de Lajes (SC). Graduado em Educação Física com especialização em Ciência do Movimento Humano e Fisiologia do Exercício, Marquinhos também é autor de livros sobre futsal, docente e palestrante em cursos de Especialização e Formação de Técnicos da modalidade.

Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores - via Copagril

 
Mais notícias
Após início fulminante, Copagril deixa escapar vitória diante do Foz Cataratas
Postado em: 18/07/2018 :: Faltou pouco para a Copagril Futsal trazer mais três pontos para casa na Chave Ouro. Nesta terça-feira (17), no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, os rondonenses fi...
JOJUP’S: futebol rondonense disputa o título com Quatro Pontes; futsal está na semi
Postado em: 18/07/2018 :: A terça-feira (17) foi de vitórias para as duas equipes rondonense que seguem vivas na Fase Regional dos Jogos da Juventude do Paraná, que está sendo realizada em Palotina....
Marechal Rondon sedia Fase Final dos Estaduais sub-15 e 17 de Vôlei neste fim de semana
Postado em: 18/07/2018 :: Marechal Cândido Rondon vai receber entre os dias 20 e 22 a segunda etapa do Campeonato Paranaense Sub-17 Série A feminino. Na sexta-feira serão realizados os confrontos da sexta e...
Nova programação do projeto Dança Marechal começa hoje; confira locais e horários
Postado em: 17/07/2018 :: O projeto Dança Marechal está de volta e com mais opções de locais e horários. Ofertado gratuitamente pela Secretaria de Esporte e Lazer, a nova programaç&ati...
Embalada após goleada, Copagril vai a Foz para confronto complicado na Chave Ouro
Postado em: 17/07/2018 :: Após golear o São Lucas por 9 a 3 no dia 13, a Copagril/ Sempre Vida/ Sicredi terá hoje (17) mais um desafio pela fase de classificação da Chave Ouro 2018. Às...