Selecione sua Região
Buscar Notícias
sabado, 31 de outubro de 2020
22:22:22
Notícias
D. Souza é o quarto jogador do futebol nordestino chamado para a seleção neste século; rondonense foi o primeiro

Postado em: 20/01/2017

O primeiro foi o rondonense Leomar, do Sport, ainda em 2001, convocado pelo treinador Leão. Crédito: Robert Cianflone/ALLSPORT

Muitas vezes o futebol nordestino fica esquecido no Brasil, apesar de sua riqueza. Com o futebol globalizado e a saída dos craques para o exterior, até jogadores que atuam no Brasil são raros. Do Nordeste então, mais ainda.

Com Diego Souza, são quatro os jogadores que atuavam no futebol nordestino quando convocados pela seleção brasileira neste século.

O primeiro foi o rondonense Leomar, do Sport, como Diego Souza, ainda em 2001, convocado pelo treinador Leão. Na época, o volante era o homem de confiança do técnico, que treinara o Sport pouco antes. 

Leomar foi o jogador, desses convocados, que mais jogou. Sua primeira partida foi contra o Peru, nas Eliminatórias da Copa, no dia 25 de abril, com empate por 1 x 1, no Morumbi. Leomar ainda viraria o capitão de Leão na Copa das Confederações no Japão.

Foram cinco jogos oficiais pelo Brasil, além de um amistoso contra o Verdy Tóquio, não oficial. Nos jogos oficiais, foram uma vitória, três empates e uma derrota, com um cartão amarelo recebido. No jogo-treino, uma vitória.

O segundo convocado foi Nadson, destaque do Vitória em 2003, com o treinador Ricardo Gomes, que chamou uma seleção sub-23 para a disputa da Copa Ouro. Era um preparatório para os Jogos Olímpicos, o qual o Brasil não se classificou. Nadson fez dois jogos, entrando com a partida em andamento, com derrota para o México e vitória diante dos EUA. Aquela seleção juntou, pela primeira vez, Diego e Robinho com a camisa amarela.

Por fim, em 2013, Douglas Santos, lateral esquerdo do Náutico foi convocado para o Superclássico das Américas, contra a Argentina. Contudo, ao contrário dos outros dois, não jogou, ficando na reserva.

Agora, em 2017, novamente com uma convocação apenas com jogadores que atuam no país, como em 2013, Diego Souza, meia-atacante do Sport foi chamado por Tite como atacante para a seleção.

Cássio Zirpoli, do Diário de Pernambuco, trouxe detalhados os números de todos os jogadores Nordestinos já convocados para a seleção brasileira. Na história, de 1923 até 2013, foram 61 jogadores de nove clubes convocados. Destes, 48 jogaram.

Fonte: Redação PLACAR

 
Mais notícias
Troféu Harraldo Altmann define confrontos semifinais
Postado em: 24/04/2024 :: Foi encerrada nesta terça-feira (23), com dois jogos no ginásio Ney Braga, a fase de classificação do Campeonato Municipal de Voleibol 2024 – Troféu Harraldo A...
Entre Rios do Oeste fica em 6º lugar geral nos Jogos Regionais do Idoso
Postado em: 24/04/2024 :: Mais de 320 atletas, representantes de 12 municípios da região, participam da 2ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). A abertura oficial do evento aconteceu na ...
Atletas de Marechal Rondon falam dos preparativos para o 1° Campeonato Natural Bodybuilder
Postado em: 24/04/2024 :: Os atletas Diego Sartori e Luana Orssato, de Marechal Cândido Rondon, estiveram no Jornal O Presente, na terça-feira (23), para participar do programa Arena O Presente. Na oportunidade, ...
Inscrição para o Futsal dos Jogos Comerciários segue até dia 30; confira as datas
Postado em: 23/04/2024 :: Trabalhadores do comércio, empresários ou dependentes já podem se programar para a disputa de mais uma edição dos Jogos Comerciários, competição...
3ª Copa Karl Schmidt de Futsal está com inscrições abertas
Postado em: 23/04/2024 :: Encontram-se abertas até o dia 02 de maio (quinta-feira), as inscrições à 3ª Copa Karl Schmidt de Futsal, que oportuniza disputas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12 ...